A Fidelidade e a Fogo

Home / Ministrações de Célula / A Fidelidade e a Fogo

“Os quais por meio da fé… apagaram a força do fogo…” (Hebreus 11.33a-34a)

O fogo na Bíblia tem muitos significados e mensagens. Vejamos algumas destas revelações: 1 – Aliança A primeira vez que a palavra fogo aparece na Bíblia é justamente quando Deus celebra uma aliança com Abraão:

“Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abraão, dizendo: A tua descendência tenho dado esta terra…” (Genesis 15.17-18)

Abraão havia entrado em guerra para libertar seus familiares (Genesisl4.12-16); Abraão havia entregue ao sacerdote os dízimos de tudo que conquistara, e esta também é a primeira vez que a palavra “dizimo” aparece na Bíblia (Genesis 14.18-20); Abraão havia recusado a sedução do pecado que lhe foi apresentada pelo rei de Sodoma, dizendo: Só Deus enriquece Abraão! (Genesis 14.21-23).

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abraão numa visão, dizendo: “Não temas, Abraão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo” (Genesis 15:1).

É pela fé nesta promessa que Abraão oferta ao Senhor e o Senhor recebe a oferta, como sinal da aliança, e acompanhada, também, de um proposito de transparência, diante do Senhor, abrindo seu coração e compartilhando sua dor por tudo que lhe causava inquietação. O fogo como selo da aliança só aparece após muitas provas e muita persistência. 2 – Castigo A segunda vez que a palavra “fogo” aparece na Bíblia e como sinal de castigo pela perversidade e imoralidade do conhecido povo de Sodoma e Gomorra:

“Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.” (Genesis 19.24)

Falando de fogo como sinal de castigo Jesus diz:

— Toda árvore que não produz fruto será cortada e lançada no fogo (Mateus 7.19). — O joio, que é o falso trigo, no sentido de falso discípulo, um dia será queimado no fogo (Mateus 13.40). — Os que agirem com iniquidade, injustiça e afastamento dos pianos de Deus ouvirão do Rei Senhor: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos” (Mateus 25.40). — “Quern não permanece em mim e lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas” (Joao 15.6).

3 – Acolhimento O fogo também é sinal de que Deus recebeu uma determinada oferta e/ou que aceitou algum sacrifício. Por exemplo, do profeta Elias no Monte Carmelo:

“Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.” (1Reis 18.38)

Veja também como a oferta de Gideão foi aceita pelo Senhor, sendo ele desafiado a entregar os bois e não apenas o cabrito em sacrifício ao Senhor (Juízes 6.21-28).

Observemos que quando os amigos de Daniel, Hananias, Misael e Azarias foram lançados na fornalha de fogo ardente por sua fidelidade ao Senhor, surge nesta fornalha a presença do “anjo do Senhor”, sinal claro do acolhimento de Deus para protege-los e anular o poder do fogo da injustiça e da tribulação (Daniel 3.14-30).

Só a fidelidade a aliança com a Palavra do Senhor apagara a força do fogo do castigo e atrairá o poder do fogo da presença de Deus. 4 – Purificação As experiências de purificação com fogo são tremendas lições de relação com a autoridade constituída por Deus e com a Sua Palavra. O fogo, neste sentido, tem sido um elemento: Purificador da rebeldia: Quando alguns achavam que podiam fazer o que o sacerdote Arão fazia e por isso o fogo os consumiu.

“Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai.” (Números 3.4)

Purificador do desrespeito ao homem de Deus: Quando o rei Acazias achou que sua autoridade e dos seus exércitos eram maiores do que a autoridade do profeta.

“Mas Elias respondeu ao chefe de cinquenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.” (2Reis 1.10)

Purificador dos lábios do povo de Deus: Quando o próprio profeta Isaias reconheceu que precisava de cura para não falar impurezas e Deus envia o Seu mensageiro graduado para o tocar com uma brasa de fogo vivo.

“Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.” (Isaias 6.6-7)

Purificador da infidelidade em ofertar: Leia a Palavra de Deus através do profeta Malaquias 3.1-4.

“Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente vira ao seu templo o Senhor, a quern vós buscais, e o anjo da aliança, a quern vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. Mas quem suportara o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros; assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificara os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça. Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.”

5 – Prova Há uma expressão popular que sempre evoca está lembrança: prova de fogo. Isso tem o mesmo sentido do texto anterior (Malaquias), pois quem trabalha com ouro e prata sabe que o único teste realmente eficiente para provar a pureza do metal precioso e o fogo. É por isso que Apocalipse 2.18 diz que os olhos do Filho de Deus são como chama de fogo. O Seu olhar nos prova por nos conhecer na intimidade do nosso ser. Na carta para a igreja em Laodicéia Deus diz claramente que a prova irá definir se somos vencedores ou derrotados; se temos aliança ou não; se temos ou não a temperatura do acolhimento. Eu profetizo aprovação na prova:

“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: se pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu Ihe concederei que se assente comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz as igrejas.” (Apocalipse 3.19-22)

Conclusão: Receba o fogo que firma a aliança, castiga, acolhe, purifica, prova e aprova no espirito da fidelidade a aliança com Deus, Sua Palavra, Sua Igreja e Seu povo.