DISCERNINDO O JOIO DO TRIGO – Mateus 13.23-43

Home / Ministrações de Célula / DISCERNINDO O JOIO DO TRIGO – Mateus 13.23-43

INTRODUÇÃO: Nesta parábola encontramos dois senhores: o proprietário, dono da terra, e o inimigo do proprietário. O proprietário, que simboliza Deus, semeia de dia. O outro personagem da parábola é o inimigo do proprietário. Este simboliza o diabo e semeia à noite. Dois senhores: Deus semeando trigo bom; o diabo semeando joio mau. Deus, semeando para colher; o diabo semeando para confundir. Portanto, precisamos saber como viver nesse contexto de um mundo que tem trigo e tem joio. Que tem a semente de Deus, mas também está cheio de sementes más plantadas pelo maligno. Nós precisamos pedir a Deus discernimento para vivermos nesse mundo de joio e de trigo. E como vamos alcançar esse discernimento? A parábola nos dá algumas dicas, que podem nos ajudar muito. Senão vejamos: I – O TRIGO É SEMEADO POR DEUS MAS O JOIO É SEMEADO PELO MALIGNO(Vv.24,25) O homem preparou o seu campo, ele tinha um projeto, ele tinha um sonho, ele estava cheio de boas intenções. E ele semeou apenas boas sementes. Mas enquanto ele dormia veio o maligno e lançou sobre os seus campos sementes más. Por um lado, o Filho do Homem está espalhando a boa semente sobre a terra! Há uma obra de Deus sendo realizada! * Todavia, por outro lado o inimigo também está semeando a semente do mal. Há um poder das trevas em operação, que tenta sufocar a obra de Deus e matar os frutos almejados pelo Senhor. * Isso é um princípio espiritual: Onde quer que a obra de Deus seja feita genuinamente haverá oposição. * O trabalho do inimigo é atrapalhar a obra de Deus! Por isso temos que servir a Deus vigilantemente. Temos que orar. Temos que vigiar também a obra que fazemos para Deus! * II – O TRIGO ESTÁ NA IGREJA, MAS O JOIO ESTÁ NO MUNDO(V.38) O apóstolo Paulo diz que há alguns tipos de pessoas que não devem ser toleradas entre nós. Uma vez que os frutos apareçam devemos expulsar o malfeitor do nosso meio. Senão vejamos: I Coríntios 5.9-13 Será que temos que aceitar o joio no meio da igreja, baseado nesse texto? Claro que não! A igreja tem autoridade dada por Deus para desligar aqueles que dizendo-se irmãos vivem uma vida ímpia. Não devemos julgar segundo a aparência, mas precisamos julgar pelos frutos, pois pelos frutos se conhece a árvore. Portanto, dentro da igreja não tem que ter joio. Mas por outro lado, no mundo tem falso e verdadeiro. * A Bíblia diz que no mundo tem trigo e tem joio. E o joio vem para prejudicar o trigo. De acordo com o ensinamento do Senhor nós não podemos arrancar o joio, mas devemos esperar até a consumação desta era, que é a ceifa, quando os anjos farão a separação. III – TRIGO E JOIO NÃO É UMA QUESTÃO DE APARÊNCIA(V.28 e 29) Isso nos ensina uma grande lição: Que participar do reino não é uma questão de aparência é uma questão de fruto. Não é uma questão de forma é uma questão de conteúdo. O Reino de Deus não é uma questão de aparência nem forma. Reino de Deus é uma transformação de dentro para fora. Reino de Deus é transformação de coração. * Só o evangelho tem o poder de transformar a vida de uma pessoa de dentro para fora. * Só a conversão pode fazer de um homem mau uma nova criatura (II Co. 5.20). * O evangelho não é uma questão de aparência é uma questão de essência, de conteúdo de mudança interior. Reino de Deus não tem nada a ver com aparência, tem a ver com conteúdo, com mudança de caráter, com uma nova vida e com uma transformação verdadeira. IV – O AMADURECIMENTO DO TRIGO REVELA A PRESENÇA DO JOIO(V.38) O joio, ou cizânia, é uma planta de talo rígido que pode crescer até 1 metro de altura. Assim que nasce é tão semelhante ao trigo que mesmo uma pessoa perita terá dificuldade de distinguir com precisão. Veja o que o Senhor nos exorta a esse respeito: Mateus 13.28-30 O que o Senhor nos ensina aqui? Que a maneira mais segura de distinguir o joio do trigo é o amadurecimento do trigo. * Se queremos que o joio seja manifesto, temos que amadurecer o trigo. Por isso, precisamos avançar como igreja. * A medida que o tempo for passando precisamos alcançar um nível maior de maturidade em Deus, para que pelos frutos as pessoas possam saber diferenciar no mundo o que é joio e o que é trigo. a) O trigo curva a cabeça quando está maduro o joio permanece ereto; b) O trigo maduro é cheio de vida, o joio é tóxico e cheio de morte. O perigo de julgar antes da manifestação do fruto é que podemos cometer muitas injustiças. Pois, no início do ministério de Jesus nós diríamos sem hesitar que Pedro era joio e que Judas era trigo. Mas no final descobrimos que a verdade era o inverso. Portanto, a única maneira de manifestar quem é joio é amadurecendo o trigo! E o nosso fruto dirá para o mundo se de fato somos de Deus. CONCLUSÃO 1) Você consegue perceber a oposição espiritual quando você está fazendo algo para Deus? Compartilhe! 2) Se os frutos revelam a natureza da árvore, você concorda que afirmar que alguém é joio baseado nos seus frutos não é julgamento mais constatação?Compartilhe! 3) Existem dois sinais do amadurecimento do trigo, como podemos aplicá-los na nossa vida?