A Oposição Maligna na Edificação da Igreja

Home / Ministrações de Célula / A Oposição Maligna na Edificação da Igreja

Texto: Neemias 4.1-23 Introdução: Na primeira menção que a Bíblia faz sobre a igreja em seu nascimento, o Senhor deixa claro que haveria oposição. Na verdade toda obra genuína de Deus será marcada pela oposição maligna. No livro de Neemias vemos que enquanto Neemias edificada para Deus, houve um homem chamado Sambalate que se levantou para fazer oposição e parar a obra. Vejamos quais são esses espíritos que fazem oposição: I – O ESPÍRITO DE ESCÁRNIO E ZOMBARIA -Ne. 4.1-3 1.1. Essa será a primeira investida de Satanás e seus demônios: o escárnio, a zombaria. Na hora em que você começa a investir na obra de Deus logo virão as vozes de pessoas bem próximas para dizerem: “O que você está fazendo não vai dar certo. Você não vai prosperar, não vai crescer. Vai fechar as portas. Saiba que essa é a voz do Diabo! 1.2. Como podemos vencer esse ataque maligno? O modo de enfrentar esse primeiro estágio de luta está na oração e ânimo para o trabalho. Leia Neemias 4.4-6. • Tampe os ouvidos ao inimigo e concentre suas energias físicas, mentais e emocionais na edificação da obra. Se quisermos vencer, temos que nos tornar surdos a todo comentário que instila desânimo, incredulidade e fracasso. II – ESPÍRITO DE DESÂNIMO E CONFUSÃO – Ne.4.7,8 2.1. Toda vez que a obra que estamos fazendo começa a ter visibilidade, Satanás envolve seus príncipes e demônios para virem contra nós. É nesse momento que acontecem as grandes conspirações. Ele tenta nos confundir nos fazendo pensar que estamos no caminho errado. 2.2. Como vencer esse ataque? Levante a cabeça e faça como Neemias: oração e vigilância. O inimigo quer nos confundir. Mas você precisa prevalecer em oração e vigilância. Estando sempre junto com os irmãos. Ne.4.9. • Nesse tempo precisamos pedir discernimento ao Senhor, para não deixar que o inimigo confunda a nossa mente com palavras e pensamentos que querem roubar o nosso coração do propósito de Deus. III – ESPÍRITO DE INTIMIDAÇÃO E MEDO Ne.4.11 3.1. Quando o inimigo percebe que não consegue impedir a realização da obra, ele tenta nos intimidar com ameaças. • Você não pode deixar se intimidar! Você tem autoridade espiritual. Seja firme em sustentar o que você crer. Porque a cruz muitas vezes é calar, mas muitas vezes é falar. • A Bíblia diz que quando o justo se cala o mal prospera. Não se intimide você faz parte de uma igreja. Você está debaixo de cobertura espiritual então seja firme! IV – ESPÍRITO DE ENGANO E FALSIDADE – Ne.6,1,2 4.1. Observe que Sambalate é astucioso ele convida Neemias para um tempo de comunhão, mas o que ele queria de fato era tirá-lo da obra. • O inimigo é falso e astucioso e arranja um modo de distração. Muito cuidado, porque alguns que se aproximam de você não estão interessados em sua vida, mas em fazê-lo sair do caminho do Senhor. 4.2. Como vencer este ataque? O modo de enfrentar essa nova forma de ataque é a recusa ao compromisso com o inimigo. Ne.6.3,4 • Quando vierem discutir com você pontos de vista teológico, distrair-nos com seus argumentos, não consintamos. Não temos tempo para gastar em discussões inúteis, porque estamos edificando algo para Deus. • Corte sua visitas telefônicas e rejeite comunhão com aqueles que querem apenas tirar você da presença do Senhor. V – ESPÍRITO DE ACUSAÇÃO E CALÚNIA – Ne.6.5-7 5.1. Já que você não aceitou compromisso com o inimigo, ele vai procurar caluniá-lo, ferir a sua reputação, denegrir a sua imagem. Já que ele não consegue impedir a obra de Deus, ele vai difamar seu nome para ferir a sua reputação. Sambalate mandou uma carta. Se fosse hoje enviaria um e-mail. o Todo santo do Altíssimo, que anda segundo a Palavra, será vítima dessas coisas. Mas veja qual foi a resposta? Ne.6.8 5.2. Como vencer este ataque? Para amigos não precisa explicar, para inimigo não adianta explicar. Então entregue sua vida nas mãos de Deus e deixe que o Senhor o defenda. Rm.8.33-39. VI – ESPÍRITO DA FALSA PALAVRA DE DEUS – Nm.6.10 6.1. O inimigo é persistente e entrará no seu ambiente, no seu mundo, no meio dos seus, daqueles que parecem ser porta vozes da Palavra de Deus a fim de lhe trazer uma palavra de profecia. Só que a fonte dessa profecia não é o Espírito de Deus. Leia Ne.6.11,12. • Por incrível que pareça quando o inimigo não consegue parar você com ameaças, quando o inimigo não consegue parar você com calúnias, com escárnios, com intimidação com confusão e engano, ele vai usar a falsa palavra de Deus. • É aí que surge: “ Deus me revelou’ “ Deus falou comigo” “ Deus me deu uma visão” Mas tudo isso é uma estratégia do Diabo para nos impedir de avançar. E infelizmente muitos são levados por essas palavras porque se recusam a ouvir a voz Espírito Santo. • Se você tiver um coração reto para com Deus, Ele não vai deixar você ser enganado por muito tempo. CONCLUSÃO 1) Você percebe que quanto mais você quer andar no propósito de Deus, mas o inimigo faz oposição à sua vida? Comente! 2) Você já foi vítima de falsas acusações e calúnias? Como você reage diante de situações assim? 3) Qual a lição mais forte que você tira para sua vida desse episódio na vida de Neemias? Compartilhe!