O que o cego viu?

Home / Ministrações de Célula / O que o cego viu?

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Charadinha:Dois sapos estavam voando, e um deles falou: “Peraí, sapo não voa!” Um caiu no chão mas o outro continuou voando. Por quê? Porque não ouvia o outro sapo era surdo. Introdução: Bartimeu vivia numa cidade amaldiçoada, era de uma família amaldiçoada e vivia numa situação de miséria. Mas existem cinco coisas que Bartiimeu viu que precisamos enxergar para receber o nosso milagre. Em primeiro lugar… I – O CEGO VIU A OPORTUNIDADE(V. 47) 1.1. Bartimeu era um cego que enxergava melhor que a maioria das pessoas ao seu derredor. Ele foi capaz de perceber a oportunidade do seu milagre quando ouviu o Senhor Jesus passando. 1.2. É um fato científico de que quando perdemos um sentido, os outros se tornam mais fortes para manter o equilíbrio. Bartimeu era cego, mas ele ouviu o barulho da multidão. Ele percebeu que uma chance única em sua vida.

  • Muitas pessoas não recebem o milagre porque são mais focadas nas suas necessidades do que nas oportunidades.
  • Fique atento às oportunidades de Deus em sua vida. Jamais perca as oportunidades de Deus em sua vida.

 Em segundo lugar… II – O CEGO VIU EM JESUS O MESSIAS:      2.1. A expressão “Filho de Davi” é usada entre os judeus como uma referência ao Messias. Na verdade as escrituras dizem no Velho Testamento que o Messias seria um descendente de Davi.      2.2. O engraçado nesta história é que o cego pode ver Jesus melhor do que ninguém! Porque por aquele caminho passaram muitos líderes insinuando-se ser o Messias. Mas quando Jesus passa, o cego reconhece que ele era o verdadeiro Messias de Deus.

  • Da mesma forma, hoje muitas pessoas hoje não recebem o milagre porque vêem em Jesus apenas um grande líder, um excelente mestre, um homem de altos padrões morais. Mas poucos o reconhecem como o Messias, o filho vivo de Deus.
  • Nós precisamos ver Jesus como o Filho de Davi, o ungido Salvador. Ele é o rei ungido de Israel! O Messias enviado do Pai.

 Em terceiro lugar… III – O CEGO VIU O VALOR DA PERSEVERANÇA:      3.1. O versículo 48 menciona que muitos diziam: “Fique quieto! Jesus tem muitas outras coisas a fazer para se envolver com um mendigo como você!” A multidão não conseguia ver Jesus se envolvendo com aquele homem cego. 3.2. Mas Bartimeu dizia consigo mesmo: “eu não me importo com o que dizem essas pessoas. Esta pode ser a minha única chance de conseguir falar com Jesus Cristo. Eu não posso retroceder só porque algumas pessoas estão me resistindo.”

  • Não podemos deixar que ninguém nos desanime de buscar o milagre do céu.
  • Sempre haverá pessoas para nos desanimar. Para nos fazer acomodar com a situação. Mas você deve perseverar!

 Em quarto lugar… IV – O CEGO VIU O PODER DO CLAMOR:        4.1. No versículo 49, Jesus está a caminho de Jerusalém quando ele ouve o grito de Bartimeu e pára. Jesus estava indo para Jerusalém. Sua agenda esta cheia. Mas ele parou. Os céus pararam por causa do clamor de um homem.        4.2. Qual é a diferença entre falar e clamar? Quando você fala você usa o seu tom de voz naturalmente. Mas quando você clama, você grita, você mostra intensidade.        4.3. O texto diz que ele começou a gritar dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Se você pudesse estar presente nessa hora, você encontraria um homem desesperadamente gritando: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

  • Muitas orações são totalmente desprovidas de intensidade. E você precisa aprender algo sobre oração. Aquilo que não toca você não toca a Deus.
  • E o clamor desse homem parou o céu e a terra! Jesus sempre para quando ele ouve um clamor cheio de fé.

 Em quinto lugar… V – O CEGO VIU O SEU FUTURO MILAGRE(vs. 50-52)      5.1. Uma coisa que nos impressiona muito nesse texto foi a atitude de Bartimeu, quando Jesus o chamou. A Bíblia diz que “Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.      5.2. Nos tempos antigos em todo o Oriente Médio (e até mesmo hoje) os mendigos usavam uma túnica  feita de pelos de camelos. Era uma túnica usada como proteção mas também uma espécie de capa que o identificava como mendigo. Assim ele poderia ser alvo da generosidade das pessoas. 5.3. Mas Bartimeu numa atitude de fé, lançou fora a capa, porque ele enxergou o milagre que estava para acontecer. Ele sabia que sua hora era chegada. Ele tinha convicção que seu milagre iria acontecer.             * Você precisa ter atitudes de fé, se você quer ver o seu milagre! O que é ter atitudes de fé! É começar a se preparar para quando o milagre chegar!             * Lance a sua capa! Faça como Bartimeu acredite que seu dia de milagre é chagado!  

CONCLUSÃO

  1. Com qual das atitudes de Bartimeu você se identifica mais em sua experiência de fé?
  2. Em poucas palavras compartilhe com o grupo sobre o milagre que você está buscando.
  3. Você tem orado diariamente pelo seu milagre? Já chegou ao ponto de clamar como Bartimeu? Compartilhe!