De ossos secos a um poderoso exército

Home / Ministrações de Célula / De ossos secos a um poderoso exército

INTRODUÇÃO: Esse é um texto profético, onde Deus dá uma visão a Ezequiel de que a partir do que restou da nação de Israel ele vai levantar um poderoso exército. Mas o que é preciso fazer para levantar esse exército?   I – TEMOS QUE NOS CONECTAR COM A REALIDADE DO MUNDO(Vv.1,2)

• O Senhor levou Ezequiel a uma vale de ossos secos. Aqui há um princípio para a igreja dos nossos dias! Nós não vamos formar um exército, trancados dentro do prédio de uma igreja! Deus não nos quer trancados em quatro paredes de um lugar de reunião. A visão da formação do exército só acontece quando entramos em contato com a realidade do mundo.
  • É preciso descer no vale. Lá onde estão os ossos sem vida. Onde estão as pessoas que sofrem. Lá onde estão os estão os pais alcoólatras, os casamentos arruinados, as pessoas com enfermidade sem diagnóstico médico, os depressivos, os desesperados, desalmados, sem esperança, sem Deus, sem salvação.
  • Você precisa enxergar a realidade que vivemos, para que seu coração seja sensibilizado pelo Senhor a agir em favor daqueles a quem Deus quer salvar.

II – TEMOS QUE TER UMA FÉ ATIVA(Vv.2,3)      2.1. Nos versos 2 e 3 o Senhor confronta a fé do profeta: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?” Existe esperança? Você crer que dessa ossada eu posso levantar um forte exército?      2.2. Ezequiel simplesmente surpreende a Deus. Ele não responde o que seus olhos estão vendo. Ele olha a realidade e pensa: Morto já está ruim de levantar, quanto mais mortíssimo. E a sua resposta é: Eu não seu de nada! Eu não opino nada! Eu não acho nada. Senhor Deus tu o sabes. Porque se o senhor está falando é porque o Senhor vai fazer. E para o Senhor não há limites!

• Ative a sua fé para crer no sobrenatural! Porque vai se levantar um povo que não respeita os limites colocados pelo Diabo. Um povo que tem fé capaz fazer coisas que nunca foram feitas antes!

III – TEMOS QUE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DIVINAS(Vv.4,,9) 3.1. A formação do exército é resultado de uma ação divina e humana. Deus diz que vai fazer, mas ele manda Ezequiel fazer duas coisas:

1. Primeiro – Profetiza a Palavra: V.4
  • Só a palavra ressuscita os ossos pelo seu poder transformador. Só a palavra transforma o caos em algo organizado. Só a Palavra faz o deserto floresce! Tudo o que Deus fez Ele o fez pela Palavra. Tudo que Jesus fez nessa terra Ele o fez pela Palavra.
  • Ezequiel começou a profetizar e veja o que acontece:

A.1 – OSSO SE JUNTOU A SEU OSSO: V.7

• O primeiro processo resultado da liberação da palavra profética foi um reboliço. Os ossos começaram a mexer.
  • Isso aponta para o primeiro pilar da visão celular que é GANHAR! Mas ganhar é só osso balançando. Porque todos que chegam de alguma forma estão desconjuntados! Portanto, juntar osso é GANHAR!
  • Ossos se mexendo já é um grande milagre. Mas seu alvo não é promover um reboliço gostoso no culto… Seu alvo não é ter um reboliço na célula. Seu alvo é formar um exército poderoso! Enquanto o exército não se levantar, não pode parar.

A.2. – VIERAM TENDÕES SOBRE OS OSSOS: V.8

• Ezequiel continuou profetizando e veio sobre os ossos tendões. Tendões são ligamentos fala do trabalho de CONSOLIDAÇÃO. Para que o corpo possa se colocar de pé tem que haver ligamento.
  • Primeiro você ganha. Depois tem que consolidar. Tem que dá consistência! A gente ainda precisa avançar muito nessa área de consolidação. Porque a palavra que junta o osso desconjuntado é uma e a palavra que consolida é outra.

A.3. E CRESCEU CARNE E SE ESTENDEU PELE: V.8

• Agora você consegue ver algo mais robusto. Mas consistente. Isso aponta para o trabalho do DISCIPULADO.
  • Você dá palavra a ele, dá forma divina a ele, dá forma do caráter de Cristo nele. Agora não é apenas osso com nervo… Tem aparência de algo. Não é mais um projeto, já está em estado de corpo feito. Mas ainda não temos um exército.
  • Até aqui tudo o que temos são corpos inanimados! Existe uma aparência bonita, corada, mas não existe vida.

• Então vem a segunda orientação de Deus para levantar um exército:
  1. Segundo – Profetiza o Espírito: Vv.9,10
  • Nós temos que aprender esse princípio. Tudo o que Deus faz ele o faz pela Palavra e pelo Espírito.
  • Se você tem só palavra. Você gera um povo cheio de conceitos, texto bíblicos na mente, mas que continua nas suas carnalidades. Porque a palavra dá a formação. Mas o Espírito dá a vida. A palavra organiza, mas o Espírito vivifica.
  • O propósito de Deus só está completo quando a vida está fluindo do corpo.

CONCLUSÃO

• O que a igreja pode fazer na prática para afetar a realidade social da nossa cidade?
  • Você crer que é possível levantar um exército poderoso a partir de sua célula? Como você se vê nesse exército?
  • Qual dos quatro pilares da visão celular nós precisamos avançar mais? Ganhar, consolidar, discipular ou enviar?