A Arte de Como Ganhar a Guerra

Home / Ministrações de Célula / A Arte de Como Ganhar a Guerra
Baixar PDF

ESTUDO DA CÉLULA – 01-08-2016

TEMA: A ARTE DE COMO GANHAR A GUERRA! – Josué 10.1-21

INTRODUÇÃO: Tempo de conquista é tempo de guerra. E tempo de guerra requer de nós posicionamento. Diante na guerra ou você luta ou você morre. Lutar pode nos levar a vitória mas desistir e cruzar os braços é a certeza da derrota. Depois que fez a aliança com os gibeonitas, Josué teve que lutar contra cinco reinos de uma só vez. Lutar contra um reino já não é algo tão simples, imagine lutar contra cinco. Todavia, apesar de tudo dizer que Josué não conseguiria, ele teve uma grande vitória, e nos deixou algumas lições sobre COMO GANHAR A GUERRA!

I – DEPENDA DE DEUS MAS USE SUA ESPADA(Vv.7-11)

1.1. É muito interessante o que ocorre nesse texto. Quando Josué soube que os cinco reis subiram contra Gibeão, ele ajunta os homens de guerra, pega as espadas e durante toda a noite caminha em direção ao campo de batalha.

1.2. Por outro lado, eles também saem debaixo de uma palavra do Senhor de que teriam a vitória. E na hora que a coisa apertou para eles, veio o socorro do alto.O senhor fez cair uma chuva de pedras que segundo a Bíblia matou mais do que a espada de Josué.

1.3. O que nós aprendemos aqui? Que a guerra é ganha quando tem gente que confia em Deus, mas que também se dispõe a lutar.

* As vezes a pessoa é batalhadora, trabalha muito, se desgasta, não tem tempo nem para descansar, e mesmo assim vive em derrota. Por que? Porque só batalha não resolve. Mas por outro lado, tem aqueles que descansam tanto em Deus, que são incapazes de desembainhar a espada para lutar.

* Nem um extremo nem outro. Temos que confiar em Deus mas também temos que usar a nossa espada. Usar a espada, fala de lançar mão dos recursos que Deus tem dado a você. Ou seja, faça a sua parte que Deus faz a dele. Use aquilo que está à sua disposição.

* Quando você tem uma espada, e o inimigo está lutando contra você Deus quer que você use a sua espada. Na hora que eles estiverem fugindo e você não tiver como alcançá-los então Deus vai mandar chuva de pedras. Comece a fazer o que Deus lhe pediu com aquilo que você já tem. Quando for necessário Deus vai intervir em sua vida e aí então você experimentará o milagre dos céus.

* Da mesma forma, nós estamos diante de um grande desafio que é a oportunidade que Deus colocou diante de nós. Nós temos que nós mobilizar até onde for possível, e quando não pudermos mais, Deus vai operar o milagre de outra forma. Mas se ninguém colocar a mão no bolso, Deus também não fará milagre.

 

II – LIBERE A PALAVRA DA FÉ(Vv.12-14)

      2.1. Agora nós estamos diante de um verdadeiro milagre. Porque Josué caminhou a noite toda com o exército para surpreender os inimigos pela manhã. Mas a guerra se estendeu e percebendo Josué que ele levava vantagem sobre os inimigos, porque no oriente o sol é muito forte, e o sol estava contra os inimigos de tal forma que eles eram cegados pela luz.

       2.2. Diante de tal oportunidade Josué não orou, nem pediu a Deus, ele simplesmente comandou no reino do Espírito dando ordens para que o sol parasse e para que a lua se detivesse. E tudo aconteceu conforme o que ele falou.

 2.3. Interessante é que no Novo Testamento o Senhor Jesus também  ordenou sobre o mar e o vento e o mar se acalmou.

       2.4. Elias também orou para não chover e depois para voltar a chover e aconteceu conforme a sua palavra.

  • Esses homens eram homens como nós. A única diferença é que eles foram ousados para abrir a boca e determinar coisas que eles sabiam que o nome de Deus seria glorificado.O tipo de guerra que a igreja está envolvida é antes de tudo uma guerra de declarações proféticas. Onde nós dizemos que podemos e o Diabo diz que não podemos. Nós dizemos que iremos o diabo diz que não iremos. Nós dizemos que faremos e o Diabo diz que não faremos.
  • Mas chega uma hora que temos que nos posicionar e comandar no reino do Espírito liberando a palavra de fé e ousadia em nome do Senhor. As nossas atitudes traçam um caminho profético de vitória ou de derrota. Quais têm sido os caminhos, ou quais as direções, que suas atitudes tem levado você a trilhar?

 

III – LUTE ATÉ QUE A VITÓRIA SEJA ESTABELECIDA(V.13)

3.1.  Essa atitude de Josué é algo que realmente nos confronta, porque ele queria um dia mais longo para terminar a guerra mais rápido. E o texto mostra que ele perseguiu até que o último inimigo foi morto à espada.

3.2 . Ou seja, toda aquela fé aplicada para  estender o dia, era porque ele não queria deixar para o outro dia. O lema de Josué era; “Missão Dada  Missão Cumprida”.

  • Muitas vezes não temos mais vitória porque ficamos adiando as coisas sempre para o próximo dia, para a próxima semana, para o próximo ano. Quantos começam o curso e perdem a batalha para o sono, para o cansaço para a indisposição e não conseguem se formar. Quantos começam a liderar cheio de ânimo, mas no meio do caminho abandonam a liderança e dizem: “no próximo ano eu vou voltar a liderar”.
  • Comece a liderar hoje. Faça o que tem pra ser feito hoje e vá até o final. Lute sua guerra até o fim e Deus lhe dará a vitória. O Diabo NUNCA poderá vencer você. A única possibilidade dele vencer a guerra é se você desistir. Por isso ele faz tudo para você desistir. Se você não desistir você vai vencer sempre.
  • Se Josué tivesse parado, ele teria perdido a guerra. Mas a disposição foi tão grande que ele pediu a Deus um dia mais longo para que ele pudesse concluir a batalha. Sabe porque algumas vitórias na sua vida nunca chegam? Porque você desiste no meio da guerra.
  • Siga a trilha da vitória e conquiste o plano de Deus para sua vida enquanto o “sol” está posto!

ConclusãoNão existe fórmula mágica para ganhar a guerra. Temos que confiar no Senhor mas temos que também sair à guerra. Temos que ter em nossos lábios uma palavra de fé que fala e altera as circunstâncias. Mas a maneira mais eficaz de se ganhar uma guerra é lutando até o final. Diante das lutas nunca desista. Pois no fim da estrada está a sua vitória esperando por você de braços abertos. Que haja em você a ousadia de Josué para  liberar a palavra de fé e alterar as circunstâncias sobre a sua vida.

conclusão

1) O que você entendeu desta expressão: “DEPENDA DE DEUS, MAS USE SUA ESPADA”? Defina com suas palavras. 

2) Você tem liberado palavras de fé diante das circunstâncias adversas? Se a sua resposta for sim, como tem sido essa experiência?

3) Você já venceu alguma batalha por ter persistido em oração e jejum? Dê um breve testemunho.