O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO

Home / Ministrações de Célula / O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO
Baixar PDF

TEMA: O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO! – Mateus 13.31–35.

 QUEBRA-GELO: Curiosidades: Conte para todos, qual foi a melhor e a pior massa que você já comeu! E, por quê?

Introdução: A parábola do grão de mostarda e a parábola do fermento precisam ser mencionadas juntas, porque têm o mesmo significado. Ambas falam acerca do crescimento do reino de Deus da expansão que o cristianismo experimentaria.

Essas duas parábolas são um alerta para a igreja dos nossos dias porque a igreja precisa crescer, mas precisa ter outras evidências de que é uma igreja saudável. Porque nem todo crescimento é sinal de saúde. Células saudáveis crescem. Mas, câncer também cresce e pode levar à morte. Portanto, vejamos o que podemos aprender com essas parábolas:

I – A SEMELHANÇA DO REINO NÃO É O REINO(Vv.31,33)

1.1. A primeira coisa que devemos considerar é que o reino dos céus não é essa massa levedada. O reino dos céus é o grão de trigo que foi lançado em terra e foi moído e se tornou uma massa para a satisfação de Deus. Mas, a semelhança do reino é essa mesma massa, só que contaminada com fermento.

  • Hoje todos se dizem cristãos (evangélico, protestante, católicos, espíritas, etc), mas será que isso é a realidade do reino de Deus? Será que todos eles desfrutam da realidade do reino?

  • Nem tudo que tem o nome de Deus é de Deus! Nem tudo que é feito em nome de Deus foi Deus quem mandou fazer. Nem tudo que dá certo é certo!

  • Há muita coisa hoje que se assemelha ao reino, mas que não é reino. Porque quando o reino se manifesta não muda só a aparência ele muda a essência. Semelhança é uma coisa, realidade é outra!

  • Temos que ter cuidado, porque há muita falsificação! Muita pirataria gospel trasvestida de

evangelho!

II – DEVEMOS CRESCER SEM DEGENERAR(Vv.31,32)

2.1. Nessa parábola nós encontramos uma anomalia, porque mostarda não é arvore, mostarda é uma hortaliça. E a parábola diz que a mostarda é uma hortaliça que virou árvore, o que isso significa? Que aquele grão de mostarda não gerou conforme a sua espécie. Ele se tornou outra coisa. Saiu do padrão de Deus! O grão de mostarda deveria continuar sendo mostarda, mas quando ele vira árvore ele mudou a sua natureza, ele se tornou outra coisa….ele se degenerou!

  • Não queremos deixar de ser igreja só para ser grande. Não queremos deixar de ser povo de Deus.

  • Porque muitos no afã de crescer transformaram-se em outra coisa. Degeneraram-se.

    1. Essa parábola é muito séria porque mostra o perigo da igreja se degenerar. Essa parábola é um alerta para nós, para que não entremos no caminho daqueles que querem crescer abandonando o alicerce da Palavra de Deus.

  • Queremos crescer sim e vamos crescer muito. Mas queremos crescer com gente que muda de natureza, gente que tem o coração para Deus, gente que quer comer da Palavra que tem fome de Deus.

  • Queremos fazer a obra de Deus e vamos fazê-la mantendo a essência do evangelho e os valores do reino de Deus! Para não encher a igreja de gente que nunca tem jeito de crente, mas nunca teve de fato uma experiência com Deus.

III – DEVEMOS MANTER A PUREZA DO EVANGELHO(V.33)

3.1. Existe algum lugar na Bíblia onde o fermento representa algo positivo? Não tem! Na Bíblia fermento é algo sempre negativo. Vamos ver alguns textos. Mateus 16.6, 11,12; I Coríntios 5.6-8

  • Que fermento é esse? O fermento do legalismo, da hipocrisia da religiosidade, de uma vida vazia de Deus e cheia de aparência. Portanto, a igreja não pode ter fermento! O fermento aqui simboliza maldade, malícia, coisas negativas!

  • Por outro lado, o que significa ASMOS? Asmos é pão sem fermento! E representa a sinceridade e a verdade! Portanto esse fermento não é a influência do evangelho como muitos dizem…Esse fermento é algo negativo que foi misturado dentro da igreja. E esse fermento simboliza três coisas:

a) Fermento fala de ensinos e condutas;

b) Fermento fala de contaminação;

c) Fermento fala de crescimento sem realidade.

  • O problema de usar fermento é que o fermento faz a massa crescer rápido, mas se você enfiar o dedo ela murcha. Mas é o fermento que faz a massa tornar-se digerível. Muita gente mistura fermento no evangelho para ficar mais fofinho e ajudar as pessoas a digerem com mais facilidade. Mas esse não é o propósito de Deus.

  • Por outro lado, o Senhor não quer que sejamos uma massa que ninguém consegue comer… porque tornou-se seca sem o azeite do espírito.

  • Existem duas formas de tornar a massa digerível, com azeite ou com fermento. Como o azeite é muito caro, muitos preferem usar o fermento! Portanto, precisamos pagar o preço de gerar o azeito, para comunicar a mensagem de Deus de forma apropriada.

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS

  1. Você concorda que nem tudo que é feito em nome de Deus representa o reino de Deus? Por quê?

  2. Em sua opinião porque muitas pessoas não são firmes na sua fé? Será que elas receberam um evangelho diluído?

  3. Existem duas maneiras de tornar a massa digerível usando fermento ou azeite. Por que muita gente opta pelo fermento?