Muito mais que dizimistas

Home / Ministrações de Célula / Muito mais que dizimistas

TEMA: MUITO MAIS QUE DIZIMISTAS – Gênesis 47.13-26

INTRODUÇÃO: Por que muitas pessoas não sentem alegria em ser um dizimista? A maioria de nós dizimamos porque toda a igreja dizima e queremos acompanhar a igreja nessa atitude de levar a Deus parte de suas rendas. Outros, dizimam, porque pensam assim: Eu tenho que ajudar a Deus de alguma forma. Mas há outros que pegam o dízimo e dizem: Ao invés de entregar nas mãos de Deus através da igreja, eu mesmo vou administrá-los. Há outros, que simplesmente não dizimam. Eles pensam que dez por cento é um percentual muito alto. De forma que mesmo entre aqueles que dão, e entre aqueles que retém há um entendimento equivocado ou muitas vezes incompleto acerca do dízimo. É nosso dever trazer luz através da Palavra de Deus. Eu creio que se você tiver revelação da Palavra de Deus hoje, você não sairá daqui sem uma atitude prática. E no final dessa palavra sua conclusão será a seguinte: Só dízimo não! Muito Mais que Dízimo! E por que o dízimo é um direito do Senhor?

I – PORQUE O SENHOR NOS COMPROU:

• Nesse texto, José é-nos apresentando como sendo Jesus. Porque você sabe que José é um tipo de Cristo na Bíblia.
  • Na verdade, José é um dos mais completos tipos do Senhor Jesus, devido ao grande número de correlações existentes entre eles. Vamos mencionar apenas as principais circunstâncias comuns entre Jesus e José:
  • As palavras Jesus e José têm a mesma raiz no hebraico.
Joshua; Tanto José quanto Jesus é Amado do pai – (Gn 37.3 e Lc 3.22). José e Jesus foram odiados por causa do seu testemunho – (Gn 37.2 e Jo 7.7); Tanto Jesus quanto José foram vitoriosos na tentação – (Gn 39.12 e Hb 4.15); Tudo lhe foi colocado nas suas mãos.

1.3. No sétimo ano, a fome prevaleceu mais forte e o povo não tinha mais dinheiro, não tinha mais animais e não tinha mais as terras. Então novamente eles foram a José porque precisavam de alimentos e ofereceram as próprias vidas como escravos. Então, dessa maneira Jose comprou toda terra do Egito, toda terra de Canaã e todos os seus habitantes pra Faraó.

• Jesus é o nosso José! Ele nos comprou a nós, aos nosso bens aos nossos filhos e tudo mais. Todo a nossa vida pertence a ele.
  • Nós deixamos de ser escravos de Faraó e passamos a ser escravos de Cristo. Se faraó teve direito a tudo. Nosso Deus também tem!
  • Porque ele nos comprou por alto preço. Ele pagou o justo preço. Ele pagou preço de sangue. Logo nossa vida com tudo o que temos pertence ao Senhor! Portanto, o nosso dízimo pertence ao Senhor, e Muito mais que o dízimo, porque nós somos do Senhor!

II – PORQUE O SENHOR É DONO TUDO O QUE TEMOS:

2.1. No final do sétimo ano, José lhes deu sementes para que semeassem a terra. Eles plantaram e quando veio a chuva eles colheram. Mas na hora de colher a surpresa: Qual foi a surpresa? Toda a colheita pertencia a Faraó, porque José os tinha comprado para Faraó. Agora eles são escravos e aquilo que eles plantaram na hora de colher não lhes pertence mais. Pertence a Faraó, e tudo aquilo que eles deveriam colher deveria ser trazido a Faraó.

2.2. Então eles plantaram e eles colheram e 100% de tudo o que eles colheram eles trouxeram diante de Faraó. Quando eles chegaram diante de Faraó e de José no Egito com 100% da colheita, José lhes disse:

– Faraó, vai lhes dar um presente. Faraó vai dar a vocês 80% de tudo aquilo que é dele, porque pertence a ele por direito porque eles vos comprou. E vocês vão dar a Faraó apenas 20%. E o povo se alegrou muito porque eles diziam:

– Só de nos poupar a vida somos alegres, porque somos todos escravos. E nem o direito de viver nós temos mais. E o povo saiu todo alegre da presença de José dizendo: Apenas 20% será para Faraó 80% será nosso. Nós vamos poder usar como nós quisermos.

Quando você entende que tudo é de Deus. Você fica feliz de dar só 10%. Porque Deus poderia exigir de cada um de nós, que nos daria a saúde, trabalho, e no final do mês deveríamos entregar tudo nas mãos dele.

• Porque que muitos lutam ainda nessa área? Porque eles acham que o dinheiro é dele. Eles acham que o que eles têm pertence a eles. Eles não sabem que tudo o que há em suas mãos pertence ao Senhor. Que eles foram comprados com tudo o que tinham!
  • Existe um princípio em Levítico 25.47-49 acerca da divida. Ele ensina que se uma pessoa contrair uma divida e não puder pagar, por um princípio espiritual ela se torna escrava do seu credor. Levítico 25.47-49

2.5.  O problema é que quando nós nos tornamos escravos do diabo abriu-se uma interrogação: Como Deus poderia nos comprar de volta. Se não há parentesco entre Deus e o homem? Quando Jesus encarna Ele se torna nosso irmão segundo a carne. E agora há parentesco e por lei e princípio espiritual Jesus pode nos comprar de volta. Apocalipse 5.9

• Ele mesmo nos comprou novamente. Por isso que ele desceu as regiões baixas da terra. Porque mesmo aquelas pessoas que haviam morrido no passado e que eram justas diante de Deus eles as comprou de volta.
  • Se Faraó deu 80% para o povo que pertencia a ele, Deus vai dar 90%. Então quando eu dizimo, na verdade na verdade não sou eu que está dando a Deus e Deus quem está me dando.
  • Quando eu trago o dizimo na igreja para Deus eu não estou honrando a Deus com nada. Porque o dízimo já é um direito do Senhor. I Crônicas 29.14
  • As nossas ofertas precisam ser uma expressão de honra, para demonstrar que você é grato a Deus. O dizimo é Deus honrando o homem, as ofertas é o homem honrando a Deus!

CONCLUSÃO

1) Como você se sente a respeito do dízimo e da oferta? Compartilhe!?

2) Deus nos dá 90% e fica com 10%! De que maneira você tem visto o agir do Senhor nas suas finanças!? Compartilhe!

3) Se dinheiro não fosse o problema, que tipo de investimento faria hoje? Por quê!? Compartilhe!