A fidelidade e o propósito

Home / Ministrações de Célula / A fidelidade e o propósito

“Pela fé cairam os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.” (Hebreus 11.30) Hebreus 11 é conhecido como “A Galeria dos Heróis da Fé”. São citados nominalmente 15 homens e mulheres que mudaram a sua história e a história de milhares e milhões de pessoas, inclusive a nossa. Mas há também os heróis anônimos, que não são menos heróis por não serem citados. O autor chega a dizer no verso 32 que lhe faltaria tempo para contar a respeito de tantos feitos hebraicos que nos elevam o nível de fé. Por isso sabemos que nem todos os heróis da fé foram citados nominalmente em Hebreus 11. E, entretanto, fácil identificar alguns heróis pelos seus feitos. O verso 30 fala da queda dos muros de Jericó. Os leitores da Bíblia sabem que quem liderou o povo na conquista da terra prometida, atravessou o Jordão e derrubou os muros de Jericó foi Josué. Depois de Moisés, Josué e o líder mais proeminente na conquista da terra prometida a Abraão. Então por que o nome de Josué não aparece na lista dos heróis? 1 – Josué foi um discípulo de excelência Ele e Calebe trouxeram o relatório corajoso de que a terra era boa. Tinha gigantes, e verdade, mas o propósito e a benção de conquista eram maiores que os gigantes a serem derrotados (Números 14.7-11). O nome de Moisés aparece duas vezes explicitamente e cinco vezes implicitamente (Hebreus 11.23-29). Sem dúvida, o Espirito Santo nos desafia a olhar muito mais para o propósito do que para as pessoas que serão usadas para este propósito. Quando somos homens e mulheres de fé, e estamos fazendo parte de uma visão de conquista, devemos saber que não é o nosso nome que tem que aparecer mais que o do nosso discipulador, a não ser que isso seja uma estratégia do próprio líder. A promessa que temos de Deus, através de Abraão, é que o nosso nome será engrandecido (Genesis 12.2 e Galatas 3.29). Mas, como discipulos que somos de Jesus, sabemos que é o nome dEle que será exaltado e glorificado. E quando recebemos alguma glória, a Ele dedicamos (Apocalipse 4.11; 5.13). Quando somos discípulos de excelência, não estamos preocupados se o nosso nome vai aparecer, se é o de Moisés, ou de Jefté (que fez menos que Josué e aparece em Hebreus 11.32). Quando somos discipulos de excelência sabemos que o propósito de conquista da terra é maior que a nossa “vaidade” pessoal de ter o nosso nome em destaque. O discípulo de excelência sempre honrara Moisés, seu discipulador na terra, e o Deus de Israel, seu Sumo-Pastor e Líder Eterno. Quem é o seu sacerdote, discipulador, líder ou mentor? Quem diz que não quer ter nenhum Moisés em sua vida ficará no Egito; quem não quer o Corpo de Cristo, que é a Igreja, não quer o Cristo que é a cabeça do Corpo e seu Salvador (Efésios 5:23). Deus e Espirito e a Igreja e Corpo de Jesus, o Filho. 2 – A obediência de Josué o identificava com Jesus Quando Deus chama Josué (Josué 1.1-9), Ele o desafia por três vezes a que se “esforce”. Os desafios de Deus sempre nos levam a sair da nossa “área de conforto”. Ninguém conquistará nada sem esforço. Isto é um princípio espiritual estabelecido pelo próprio Deus. Josué teve que ser um discípulo obediente e seguir cada palavra de Deus na estratégia de conquista. Assim como Jesus, Josué teve que ser obediente a ponto de ir a Cruz. A obediência de Josué o levou a fazer alguns atos proféticos que poderiam ser estranhos: tirar 12 pedras do Jordão; levar as 12 pedras a Gilgal; rodear o inimigo por sete vezes; tocar o shofar, etc. Por que o propósito de conquista de Deus foi executado por Josué? Porque ele foi um discípulo de excelência, uma pessoa valente e esforçada, e obediente a Palavra de Deus e de Moisés, seu discipulador e líder. 3 – O nome de Josué estava na Visão de Deus para o mundo Por que o nome de Josué não precisa aparecer? Porque o nome de Josué e o que mais aparece na história da Salvação. O nome de Josué e o nome de Jesus. O nome Josué é um nome hebraico e significa “O Senhor e Salvação, ou, a Salvação vem do Senhor”. O nome Jesus é uma transliteração do nome Josué, numa influência grega. A raiz dos dois (Jesus e Josué) e a mesma: Jehoshua, ou Iehoshua, ou Jeshua. Dizer Jesus e dizer Josué! Quando nós, homens e mulheres, convocados por Deus para conquistar a terra prometida, temos o nome de Jesus em nós, não precisamos que o nosso nome apareça, pois o Nome dEIe sendo elevado e glorificado, nos eleva e nos glorifica. Jesus mesmo disse: “Eu Ihes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um como nós somos um.” (João 17.22) Você, quando está em Cristo, tem autoridade para assinar como: Jesus. Você pode usar o nome do maior conquistador da história do Universo: Jesus, esse Nome tem todo poder! Conclusão: Quando você tem uma aliança com Jesus, o que você faz fala mais alto do que o seu próprio nome. Este se eleva na conquista de vidas, pois Ele venceu a morte e nEle você é mais do que conquistador, porque tem o mesmo nome e o mesmo propósito. É esse propósito, essa visão, que o autoriza a falar e usar o nome de Jesus.