A fidelidade e a fidelidade da aliança

Home / Ministrações de Célula / A fidelidade e a fidelidade da aliança

“Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e ele os           entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. Hauia um homem de Zorá, da            tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não Ihe dera filhos.     Mas o anjo do Senhor apareceu a mulher e Ihe disse: Eis que és estéril, e nunca            deste a luz; porém conceberas, e terás um filho. Agora pois, toma cuidado, e não             bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; porque tu           conceberas e terás um filho, sobre cuja cabeça não passara navalha, porquanto             o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.” (Juízes 13.1-5)              Deus não vacila quanto as Suas decisões e promessas. Por conhecer todas as coisas, a fidelidade da Sua aliança é o caminho mais seguro para vivermos a plenitude das bençãos que Ele deseja nos conceder. O engano das aparências Sansão é um nome muito conhecido no cenário popular como o homem que foi seduzido por Dalila. Num primeiro momento, quern não conhece bem a história de Sansão, sempre o vê como um homem traído e vítima da maldade de uma mulher pela qual ele foi apaixonado. A única vez que este nome aparece no Novo Testamento e em Hebreus 11.32, verso no qual Sansão e citado como herói. Talvez seja desconcertante mencionar um homem desses como herói, já que ele nasceu com uma promessa de libertador, mas morreu como um cativo, vítima da sua própria história e força. Mais uma vez podemos ver que e importante como vivemos, como começamos, mas, muito mais impor­tante, e a maneira como terminamos. Você é um escritor na vida As pessoas que transferem a culpa sempre para outras pessoas, seja da família ou da igreja, ou mesmo de outros ambientes sociais, estão em rota muito perigosa, pois sempre terão uma boa desculpa para não fazer o que precisam para construir sua própria história de êxito. E, ao invés de construir conquistas, “acumulam derrotas e colecionam amarguras”. Não esqueça: você é o maior responsável por sua história. Nos não podemos viver como se ninguém existisse em torno de nós. Não estamos sós. Nossa vida não pode ser uma ilha existencial, precisamos nos relacionar com outras pessoas, pois não existe uma história de solidão que seja feliz e bem sucedida. Toda história de êxito e corporativa, e participativa; por isso fazemos parte de uma Igreja, que a Bíblia diz que é um Corpo, e corpo fala de conjunto de vidas, de comunidade que interage resolvendo conflitos e vencendo limites que, se estivéssemos sós, não poderíamos sobrepujar (1Corintios 12.27, Efésios 1.22,23). Você nasceu do sobrenatural Sansão nasceu de uma palavra profética a uma mulher estéril. Deus o fez nascer do sobrenatural. Todos nós temos uma história que inicia no sobre­natural de Deus, pois a nossa vida e o nosso espirito vem de Deus (Eclesiastes 12.7). Nao importa a sua história, se é boa, ou não, você nasceu com um propósito de libertar outros dos níveis de opressão e cativeiros pessoais, afetivos e espirituais.   A derrota vem com a infidelidade Os detalhes da vida de Sansão podem ser conhecidos na Bíblia, nos capítulos de 13 a 16 do livro de Juízes. Mas há algo que pode passar despercebido ao leitor: Sansão foi infiel ao propósito de Deus na sua ida. A infidelidade a uma aliança com o propósito de Deus gera maldição. Na verdade, a maldição vem com a quebra de uma aliança com o Criador. Deus não nos criou para a derrota ou para o fracasso, Ele nos criou para a benção e para que sejamos mais que vencedores em Cristo Jesus (Romanos 8.37). Mesmo um derrotado pode se tornar herói Ha pessoas que, quando são traídas, ou mesmo incompreendidas, passam a não valorizar a vida: nem a sua própria vida, nem a dos outros. Nestas ocasiões, os inimigos podem, mais facilmente, vir a prevalecer nas guerras enfrentadas. Mas, quando decidimos reagir, podemos livrar a nossa alma, e a do nosso povo, da opressão dos cativeiros naturais. Mesmo na aparente derrota devemos dar um sentido nobre para a nossa ida. Somos contra o suicídio, mas Sansão sabia que ria morrer, por isso preferiu faze-lo com nobreza na defesa dos ideais de Deus para os quais fora gerado. Nao se tratava de um ato de terrorismo, mas da decisão de um prisioneiro de guerra, torturado e condenado a morte, que resolveu deixar a vaidade do egoísmo que o condenou aquela situação. A visão de Deus e a vida de excelência O projeto de Deus para nós é a vida. Como prova de que valorizamos a vida, a nossa e a dos outros, devemos agir tendo essa prioridade. Por isso cremos que a vida eterna e o mais lindo, completo e importante projeto de Deus para todos nós. Mas isso só e possível quando fazemos uma aliança com o Criador do Universo: deixamos o sangue de Jesus, o Seu Filho nos salvar da culpa e do pecado, e o Seu Espírito nos guiar na direção dos projetos e sonhos do Pai. Na medida que provamos da fidelidade da aliança vamos resistir a sedução das coisas atraentes que se nos apresentem e não cairemos no laço de Dalila. 7 Quem nutre a fidelidade, discerne a aliança Sansão nao valorizou a aliança de Deus sobre a sua vida e brincou com as promessas de Deus. Talvez ele tenha confiado em tudo que já havia feito de bom anteriormente. Confiando somente em si mesmo, não alimentou a sua confiança em Deus, abandonando a verdadeira fonte da sua força. Conclusão: Quando somos pessoas de aliança, reconhecemos os relacionamentos que trazem perigo a nossa aliança com Deus, com Seu Corpo e com a nossa família. Quando somos pessoas de aliança não somos cegados pelos falsos amigos, ou inimigos, como foi Sansão. Poderemos ser heróis sem uma história amarga de derrotas. Só a fidelidade a aliança com Deus nos faz mais que vencedores.