A fidelidade e os deslocamentos

Home / Ministrações de Célula / A fidelidade e os deslocamentos

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (Hebreus 11, 8) As decisões que tomamos apresentam o desafio inicial de começarmos a caminhar. A fidelidade nos garante que rumaremos para o alvo certo ou seremos alertados para corrigirmos a direção. 1 – A fidelidade atende as convocações O nome de Abraão significa “pai de multidão”. Esse nome foi resultado de um encontro especial com Deus, pois antes disso este homem se chamava Abrão, que significa “pai exaltado”. Nem todo “pai exaltado” é “pai de multidão”, mas todo “pai de multidão” é urn “pai exaltado”. Deus sempre faz algo melhor do que pensamos ou imaginamos. Não nos cansamos de dizer que os sonhos de Deus para nós são maiores que nossos sonhos. A palavra profética de Deus já havia sido proclamada no capítulo 12 de Genesis, Abrão tinha 75 anos (Genesis 12.4), mas a identidade dele (seu nome) só mudou aos 99 anos (Genesis 17.1-5). Isto nos leva a considerar que ele levou 24 anos para ser discipulado (preparado) por Deus para receber a bênção. Graças ao Espírito Santo os tempos hoje são menores para urn resultado semelhante, pois em Jesus todos os que estão sob esta cobertura são automaticamente descendentes de Abraão e herdeiros conforme a promessa (Galatas 3.29). A fé exaltada de Abraão esta justamente em que ele, apesar de haver esperado 24 anos, e de ter 99 anos, creu “contra a esperança” (Romanos 4.18). Atender as convocações de alguém significa priorizar e confiar em quern convocou. Abrão. “sendo chamado, obedeceu”, porque confiou no Deus que o convocou, foi fiel a Ele, Só aceita as convocações de Deus quern Lhe é fiel. Assim, podemos dizer que aceitar a convocação de Deus é uma prova de fidelidade, quando o coração é motivado e acionado pela fé. Decida atender as convocações do Espírito de Deus, quando Ele desejar orientar a sua vida! 2 – O fiel nao teme as mudanças Não obstante seus 75 anos, Abrão saiu do lugar em que estava estável e atendeu a urn desafio de fé, indo para urn lugar ainda desconhecido tanto no nível da identificação como no nível de localização. Foi para o desconhecido, atendendo a uma convocação. Imagine-se indo a urn lugar cujo nome você desconhece e que não sabe sequer onde fica: “Onde é mesmo que o senhor vai? Como vai chegar la?”. Aceitar mudanças quando temos pouca idade e relativamente fácil para quern é seguro e saudável, mas as mudanças são difíceis para a maioria de nós, pois sempre temos algum nível de insegurança. As perguntas assaltam qualquer pessoa que pensa em mudar: Será que esse lugar será melhor ou pior? Será que eu vou me adaptar? Será que eu sofrerei nesta mudança? Enfim, sempre evitaremos a mudança por medo de sofrê-la. Alguém poderia até dizer que há um provérbio (Provérbios 24.21) que previne. “Filho meu, teme ao Senhor, e ao rei; e não te intrometas com os que gostam de mudanças”. Este provérbio, entretanto, nos adverte que para mudar é preciso estar sob orientação da autoridade que nos respalda. Há pessoas que querem mudar por mudar, mudar por sua conta e risco, e a Bíblia orienta: Não te mistures com esses tais. As mudanças só são saudáveis quando são desafios de Deus para nós, quando são abençodas por aqueles que exercem autoridade sobre nós. Decida mudar seu coração para agradar ao coração de Deus. Mude-se na direção da profecia do Senhor para voce. 3 – A fidelidade traz confiança nos projetos sobrenaturais Para atender às convocações de Deus e mudar na direção dos Seus projetos é preciso ter a visão sobrenatural de que os sonhos de Deus não são impossíveis de serem realizados em cada urn de nós. A Bíblia repete em 1Corintios 2.9 a mesma promessa registrada em Isaias 64.4: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. Abrão nao desdenhou Q herança que Deus Ihe havia prometido, por isso agiu no cronograma de Deus. Teve suas crises, mas o Deus que o convocou o fortaleceu. Esse é um dos indicadores da vontade de Deus: somos renovados numa força sobrenatural para conseguir executar os Seus intentos e os desejos do Seu coração. É essa confiança que nos move hoje, pois o próprio Jesus nos profetizou a fé: “Bem-aventurados os que não viram e creram.” (Joao 20.29b). Jesus estava falando de mim e de você. Com essa palavra profética de bênção poderemos a cada dia tomar a cruz, com a certeza da glorificação que nos está reservada pelo Pai, neste tempo e no mundo vindouro (Marcos 10.30). Conclusão; Decida compartilhar sempre seus sonhos e pianos com as pessoas que Deus colocou em autoridade sobre a sua vida e seguir a voz do Espírito de Deus, Assim, contando com a Sua fidelidade, tanto a direção inicial como as correções de rumo o manterão no caminho do propósito de Deus para a sua vida.