A fidelidade e os fundamentos

Home / Ministrações de Célula / A fidelidade e os fundamentos

“Porque. [Abraão] esperava a cidade que tern os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador e Deus.” (Hebreus 11.10) Crer é viver pela fé em Deus não é uma certeza vazia. Esta atitude humana está fundamentada no discurso e exemplos daqueles que nos antecederam – e dos quais somos herdeiros, construindo sobre o fundamento de fé que eles lançaram. Falar de Abraão e falar de fé, falar de prosperidade, de fidelidade e esperança. Quando falamos de Abraão pode vir a nossa memória a parábola de Jesus que diz que um pobre morreu e foi para o seio de Abraão (Lucas 16.22). Esta parábola nos faz entender que Abraão é a esperança eterna para os pobres. Assim, podemos dizer que Abraão representa, no Reino do Espírito, a riqueza e a prosperidade que os necessitados desejam e de que precisam. Talvez por isso, o povo mais rico da terra (o povo de Israel, físico e espiritual) tenha por pai a Abraão e dele seja descendência pela liderança de fé que ele Ihe legou através de Cristo Jesus (Galatas 3.29). Mas na mesma parábola temos um Abraão desejável aos ricos (Lucas 16.24), o que nos faz pensar que Abraão não é apenas um símbolo de prosperidade para os miseráveis, mas é uma resposta de Deus para todos. Por sua fidelidade, ele se tornou SINÔNIMO de fé e de realização para a humanidade. Assim, ele é a inspiração de esperança para as grandes conquistas da nossa vida. Ele nos eleva o nível de confiança nos sonhos de Deus para nós e nos fez estar desafiados para o sobrenatural. Abraão esperava. Ele confiava que iria alcançar uma Cidade sobrenatural que tern os fundamentos projetados e construídos por Deus. Isso nos leva a pensar na esperança de coisas grandiosas, como a conquista das famílias e das cidades e até das nações para o Senhor Jesus. Mas também nos faz pensar sobre o que sejam os fundamentos de uma vida, uma família, uma cidade e uma nação projetada e construída por Deus. O que relatamos a seguir não esgota o que se pode compreender sobre o tema, mas ajuda a ampliar a visão bíblica de se chegar ao infinito que Deus e: 1º Fundamento: A aristocracia de Deus. Aristocracia e uma palavra grega que significa “governo dos virtuosos” ou “governo pelas virtudes” (ARETE=V1RTUDE, CRACIA=GOVERNO}. O fundamento poderia ser entendido da seguinte maneira: só o Espírito Santo com Seus frutos e virtudes pode govemar com êxito nossa vida, família, cidade e nação (Galatas 5.22, 23). Portanto, decida ser um aristocrata pelo Espírito de Deus. 2º Fundamento: O concreto espiritual essencial. Esse concreto é feito de três elementos, os quais não são areia, cimento e brita, mas são: Fé, Esperança e Amor. É importante destacar estes elementos como virtudes do aristocrata espiritual, pois a Esperança é a visão da realização futura, é o sonho em construção; a Fé é o combustível necessário para nos manter na rota e nos fazer conquistar na direção da conquista hoje; e o amor é a “matéria criadora” do Reino Espiritual, pois e a essência do próprio Deus, pois Deus é amor (1 Joao 4.8). Portanto, decida estar ligado permanentemente pelo Espírito de Deus. 3º Fundamento: A sociedade da comunhão. Deus fez um mundo organizado e isso se faz sentir e observar desde os micro-organismos em sua biologia, com sua lógica de vida, até o macrocosmos do universo, com sua precisão e tempos dos astros numa exatidão meticulosa. Apocalipse 21.14 diz: “O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” Este texto é complementar a Genesis e a Hebreus 11.10, quando fala da organização da Igreja, que é a materialização do próprio Senhor Jesus, conforme Efésios 1.22, 23, que diz: “e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu a igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.” Nesta revelação do sobrenatural do Espírito e do futuro, vemos que o governo dos “Doze Apóstolos do Cordeiro” são o fundamento da cidade que Abraão esperava, pelo qual a Palavra de Deus transforma vidas e nos da proteção espiritual. Assim, mesmo que venham os ataques, passarão e serão superados pela nossa confiança na ação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas que também é o Leão de Judá (Apocalipse 5.5). Ele derrota os inimigos que surgem como se fossem leões, mas que são vencidos pelo poder de Deus. Decida construir sua vida na fidelidade ao governo de Deus, pela Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Conclusão: fumdamente sua fé no governo de Deus sobre a sua vida, conforme a Sua Palavra e nas virtudes da fé, do amor e da esperança.