A GRAÇA DE SE RELACIONAR COM OS IRMÃOS

Home / Ministrações de Célula / A GRAÇA DE SE RELACIONAR COM OS IRMÃOS

TEMA: A GRAÇA DE SE RELACIONAR COM OS IRMÃOS – Gálatas 6.1-5

INTRODUÇÃO: Um dos maiores desafios da vida da igreja chama-se: relacionamento! Vira e mexe, irmãos se confrontam dentro da igreja. E Paulo nos diz que uma visão correta da graça pode ajudar a melhorar os nossos relacionamentos. Por isso, depois de descrever o conflito entre a carne e o Espírito e o caminho da vitória por meio da crucificação da carne e do andar no Espírito, Paulo agora mostra que a primeira grande evidência do nosso enchimento do Espírito é o relacionamento amoroso com os irmãos. E qual é o resultado prático da vida no Espírito? O apóstolo responde em Gálatas 6.1-5 afirmando que andamos no Espírito…

I – QUANDO TRATAMOS O IRMÃO FALTOSO COM BRANDURA(V.1)

1.1. Paulo apresenta um caso hipotético de um crente que é surpreendido no pecado. O apóstolo está se referindo a uma pessoa que escorregou no pecado e não alguém que está envolvido em pecado deliberado e intencional.

1.2. Por que Paulo usa esta ilustração? Simplesmente porque nada revela mais o pecado do legalista do que a forma como ele trata aqueles que caem no pecado. E os legalistas são sempre duros com as outras pessoas, mas nunca com eles mesmos.

• Legalistas são rápidos para condenar o irmão que caiu no pecado, enquanto aquele que é guiado pelo Espírito procura restaurar o irmão em amor e brandura.

• Aquele que anda no Espírito são humildes e confiam unicamente na força do Espírito que habita neles. Mas o legalista, presunçoso pensa que nunca cairá no pecado.

• Quando um crente tropeça no pecado ele não se torna perdido novamente. Ele mantém a sua posição de justo diante de Deus, porém, ele mesmo se sente culpado e deslocado por causa do seu erro.

• É por isso que os irmãos espirituais devem ajudá-lo a se posicionar novamente como membro do corpo.

II – QUANDO AJUDAMOS OS IRMÃOS A CARREGAR O SEU FARDO(V.2)

2.1. Todos nós temos cargas e Deus não pretende que nós as carreguemos sozinhos. Na vida da Igreja precisamos ter comunhão com os irmãos e aprender a levar as cargas uns dos outros.

2.2. Qual é a diferença entre o crente cheio do Espírito e o crente legalista? O legalista aumenta o fardo do irmão que errou, enquanto o crente guiado pelo Espírito procura ajudar o outro a carregar o seu fardo.

2.3. A lei de Moisés podia ser resumida no mandamento de amar ao próximo como a si mesmo, mas o que diz a lei de Cristo? O padrão não é mais amar o próximo como amamos a nós mesmos, mas amar o irmão como Cristo no amou. João 13.34, João 15.12.

Levar as cargas uns dos outros é a expressão mais clara do cumprimento da lei de Cristo que é amar o irmão como Cristo nos amou. Dessa maneira deveríamos ser conhecidos na vida da Igreja como companheiros de jugo.

• A vida da Igreja simplesmente torna-se insuportável quando os irmãos caem no legalismo e se recusam a ajudar uns aos outros. Ao invés de aliviar o fardo aumenta o peso sobre o irmão.

• Quando nós decidimos andar no espírito, nós sempre vamos encontrar uma forma de ajudar o nosso irmão!

III – QUANDO NÃO PENSAMOS DE NÓS MESMOS ALÉM DO QUE CONVÊM(Vv.3,4)

3.1. Existe uma medida que é conveniente cada um pensar de si mesmo. Qual é essa medida? É a medida quando você se enxerga em Cristo, quando você fala o que a Bíblia diz que você é, quando você assume uma atitude de se impor diante do diabo.

3.2. Mas quando nós temos pensamentos exagerados acerca de nós em relação aos nossos irmãos, isso constitui-se em pecado diante de Deus, porque quando pensamos assim, nos tornamos incapazes de sentir compaixão pelos irmãos mais fracos.

3.3. O crente legalista não carrega o fardo dos outros por se achar superior. Não quer se rebaixar dessa forma; seria algo abaixo de sua dignidade. Além disso, na sua justiça própria, ele pensa que não tem fardo nenhum para compartilhar com ninguém, por isso acredita que não precisa carregar o fardo dos outros. Mas veja o que o apóstolo nos exorta em Romanos: Romanos 12.3

• Paulo fala que quem recebeu a graça não pensa de si mesmo além do que convém!

• E por quê? Pelo simples fato de que se eu sou alguma coisa não é por causa de mim mesmo, mas por causa daquele me chamou e me escolheu. Logo não tenho do que me gloriar.

• Um relacionamento baseado na graça é um relacionamento onde nos tornamos capazes de reconhecer cada irmão como parte do corpo de Cristo.

• Essa visão da graça nos leva a enxergar os irmãos com amor, ajudando-lhes a levar as cargas e reconhecendo a importância de cada um no corpo. Quando amamos os irmãos nós reconhecemos que ele é importante e nos sentimos alegres e privilegiados de servi-lo.

Conclusão: Aprenda algo: Relacionar-se é um dos maiores desafios da vida da igreja! Talvez como muita gente, você esteja pensando que caminhar sozinho é melhor, mas eu quero que você reflita sobre essa verdade: Sozinho você pode caminhar mais rápido! Mas juntos podemos ir mais longe!

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES

1) Como célula, como podemos viver mais a vida da igreja servindo uns aos outros?

2) Existe alguma dificuldade pela qual você esteja passando que está sendo um fardo na sua vida?

3) O que você acha dessa afirmação: “Sozinho você pode caminhar mais rápido. Mas juntos podemos ir mais longe”?