As Características do Exército

Home / Ministrações de Célula / As Características do Exército

ESTUDA DA CÉLULA – 14-03-2016 TEMA: As Características do Exército – Joel 2. 1 a 11 SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: PERGUNTA E RESPOSTA: Se você fosse convocado para a guerra, o que você gostaria de levar para o combate? INTRODUÇÃO: A Igreja é um exército para lutar a batalha e derrotar o inimigo, afim de que Deus realize Seu propósito eterno. O capítulo 2 de Joel fala de um exército que precederá o grande derramamento do Espírito. Vejamos as características desse Exército que virá num tempo de crise e destruição inimiga e clamor por livramento, quando a voz do Senhor soar: I – UM POVO NUMEROSO(Vv.11.) 1.1. Há um mover de Deus na terra e Seu povo começa a responder sua convocação. Do meio do povo se levanta um povo de características distintas, que assume a identidade de guerreiro. Um verdadeiro exército se levanta, e suas fileiras são engrossadas cada dia. 1.2. Não basta, no entanto, sermos crentes, temos que ser um exército treinado. Muitas pessoas tem se convertido nesta nação, mas será que elas estão se alistando no exército. Ou simplesmente estão querendo consumir as bênçãos de Deus. Muita gente tem se convertido poucos tem se alistado. E os planos de Deus? Quem está preocupado com eles? 1.3. Um povo cliente de supermercado igreja não pode sair para guerra e sim, um povo edificado como igreja e com um coração para Deus. Fomos chamados para executar os planos do Senhor. “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios dessa vida, porque seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou.” (II Tm 2.4)

  • Nós estamos no tempo de atuar em Deus, viver segundo o propósito de Deus. Um povo poderoso está sendo levantado, pela “causa do evangelho”. A base da nossa resposta com Deus é o amor.
  • O Senhor é a nossa bandeira. A bandeira é sinal de conquista. A bandeira ela vai a frente do exército e é ela que determina se o exército vai avançar ou recuar. E a bandeira do Senhor sobre nós é o amor. Nós nos alistamos por causa do amor. A bandeira fala da causa em que lutamos. Exércitos lutam por suas bandeiras, que representam a pátria. Nós lutamos pelo Senhor.
  • Só a paz na guerra, quando estamos na guerra estamos cumprindo o propósito. Por isso só a paz no centro da vontade de Deus. Produtivo é estar no centro da vontade de Deus. Só há paz no centro das guerras de Deus. Na bíblia há reis que lutaram em guerras que não eram suas e morreram. Mas se lutarmos as guerras de Deus estamos em paz.
  • Nós somos um povo sujeito a problemas, mas o Senhor já venceu a guerra por nós.
  • Jesus Disse a minha paz eu vos dou. Essa mesma paz que guarda a Deus, Ele nos deu. Somos este povo numeroso convocado a lutar pelo Senhor!

II – UMA FORÇA DEVASTADORA (Vv.3.) 2.1. Uma das características do Exército de Deus é que onde ele passa ele deixa as suas marcas, fogo devorador na frente e chama que abrasa, atrás ele deixa um deserto assolado. Onde a igreja passa ela deixa as suas marcas, transformando vidas, restaurando casamentos, curando os enfermos, libertando os cativos dos vícios, da opressão, das drogas. Aonde é plantada uma célula o ambiente é mudado, o lugar é transformado. 2.2 Há uma ousadia nesse exército. Ousadia ligada ao ser cheio do Espírito. Davi era ousado em Deus. Por que ele era um homem segundo o coração de Deus. Davi derrubou o gigante, devastou o inimigo com a força do Espírito Santo. Saul não destruiu o inimigo que era dele e transferiu também o reino. 2.3 Pelo poder e chama do Espírito o exército deixa atrás de si as fortalezas inimigas destronados. Fortalezas das quais os homens foram escravizados.

  • Nós somos esta força devastadora produzindo as marcas do evangelho onde o Senhor nos levar.

III – UMA FORÇA VELOZ (Vv.4.) 3.1. A grande estratégia do diabo é transformar a terra em um grande parque de diversão. Muitos estão interessados no conforto. Não teremos esse conforto aqui na terra, mas sim na glória. Soldado não tem conforto em tempo de guerra. Jesus disse “o meu pai trabalha e eu trabalho também”. Por isso, precisamos ser velozes. Vidas estão indo ao inferno, o trabalho a ser realizado, portanto, deve ser feito com urgência. 3.2. Tempo de guerra não é tempo de descanso, é tempo de labor. Temos que ser rápidos e eficientes naquilo que o Senhor nos ordenou. 3.3. Há pressa na execução da obra, pois o dia do Senhor está próximo. Pouco tempo resta, o reino deste mundo vai cair, e o Senhor estabelecerá o Seu Reino. As vidas precisam ser arrebatadas das trevas antes daquele dia. Há que correr com determinação. A ordem é avançar depressa. Não é tempo de descanso. Somos essa força veloz com um clamor do Senhor em nosso coração.

  • Devemos chegar o mais rápido possível. Temos que chegar primeiro. O diabo tem destruído vidas cada vez mais jovens. Tem escravizado até crianças nas drogas, na prostituição, no homossexualismo. Paulo foi apedrejado e dado como morto, no outro dia estava pregando o evangelho, por que viu que a obra do Senhor tem que ser veloz.

IV – UMA FORÇA DE COMBATE (Vv.5b.) 4.1. O Exército de Deus é uma força agressiva. A Igreja tem se sustentado por muito tempo numa atitude passiva, quando muito, defensiva. Mas Deus tem chamado gente que seja compromissada, comissionada, para responder ao “ide”. Deus não mandou ninguém ficar parado, descansando, ou dormindo. A grande comissão é marcada por uma ordem do General: “Ide”. 4.2. Somos um povo de combate que respondemos ao Senhor. Devemos ir aonde as vidas estão e tirá-las das mãos do inimigo. Agora, porém, é chegada a hora da batalha e do ataque decisivo. Em Mt 16:18 a bíblia diz que “As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”. Vamos atacar e o inferno nada poderá fazer.

  • Tem gente que pensa que o diabo é que está atacando e a igreja afugentada está resistindo aos ataques do inferno. Isso não é verdade, pois somos nós que estamos na ofensiva e as portas do inferno não resistirão ao ataque dos valentes do Senhor! Nós somos os atacantes e vamos invadir e saquear as vidas das mãos do inimigo.

4.3. Em Mt 11:12, a palavra do Senhor diz que “O reino é dos Esforçados”, em outra tradução diz que é dos “violentos”, ou seja, somos uma força de combate ousada em Deus, pronta para cumprir as suas ordens. Deus quer um povo posicionado que se arremete contra as portas do inferno. Deus não está convocando pessoas que querem viver em torno do seu próprio umbigo.

  • Não dar para andar com Jesus sem ter que tomar a cruz – o general está com uma cruz nas costas. Não dar para misturar homens tranqüilos e homens indignados. Não dar para caminhar junto pessoas que querem ganhar na loteria Gospel da fé com aqueles que estão dando a sua vida pela causa do evangelho.
  • Todo combate requer sacrifício. Não há guerra sem investimento, sem dedicação e sem sacrifício.

V – UM POVO TEMIDO (Vv.10.) 5.1.. Diante do Exército de Deus, os demônios estremecem. Eles se apavoram diante do povo que sabe que se levanta para cumprir sua vocação de filho de Deus na terra: “Para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo” (I Jo3:8; Jo10:17,18). O diabo sabe que tipo de crente você é. Ele sabe quem são aqueles que recuam rapidamente. E o diabo também sabe quem é Paulo e quem é Jesus. Tanto que os Demônios falaram para os filhos de Cevas em Atos: “Paulo eu sei quem é, sei quem é Jesus, mas e vocês?” 5.2. Guerra não é brincadeira, não dar para ficar brincando no meio de uma guerra. Quem entra na Guerra para ser temido, é necessário está atento no meio da batalha. 5.3. Hoje em dia parece que se juntar aos crentes é moda. Dizer eu sou evangélico é comum e não gera mais nenhum tipo de constrangimento. Não existe mais constrangimentos em estar ao nosso lado. Na igreja primitiva, eles se ajuntavam mas com temor. O nosso exército tem que está fundamentado em temor e tremor ao Senhor. Nós temos que ser um exército que é temido. Não era um modismo. Um exército temido e com temor.

  • No Exército de Deus, só é temido quem tem temor. Quem teme a Deus, é conhecido e temido no mundo espiritual.
  • Às vezes nos intitulam de fanáticos, de radicais, mas quando ocorre algo que precisa de intervenção dos céus, quem são os primeiros a serem lembrados? os carnais? os superficiais? não, estes ninguém conta com eles, recorrem imediatamente aos radicais, aos intensos, pois, estes são conhecidos nos céus e no mundo espiritual.

Conclusão: A igreja é um exército e para combater neste exército é necessário ser cheio do Espírito Santo. Somos uma força de combate e não há combate sem a capacitação de Deus para a Batalha.

  • Você tem se sente convocado para as Guerras do Senhor? Você respondeu corretamente a esta convocação? Compartilhe!
  • O Exército do Senhor é uma força devastadora que deixa as marcas onde ele passa, e você? Como valente do exército de Deus, você tem deixado as marcas do Senhor por onde você tem passado?
  • A convocação para o Exército requer sacrifício, você sente que tem entrado no sacrifício para o Exército de Deus avançar?