Como Manter uma Vida de Fidelidade Como Daniel

Home / Ministrações de Célula / Como Manter uma Vida de Fidelidade Como Daniel
Baixar PDF

Estudo da Célula 17.10 a 23.10.16 – Como manter uma vida de Fidelidade como Daniel

Quebra-gelo: Alguém já deu a palavra a você e não cumpriu? Como você se sentiu?

Texto: Apocalipse 2:10 e Daniel 6:3-4

Introdução: Hoje nós vivemos em uma sociedade onde a fidelidade não é mais algo tão importante. As pessoas se tornaram tão infiéis que o jeito foi criar meios de se defender da infidelidade ao invés de combatê-la ensinando e ajudando as pessoas a serem fiéis. Todas as pessoas já logo tomam medidas preventivas contra a infidelidade das pessoas, tamanha a naturalidade desse fato. Isso se tornou tão normal nas nossas vidas que acabamos nos tornando infiéis até mesmo com Deus. Não conseguimos nos manter fiéis no nosso relacionamento com Ele. Fazemos muitas promessas que não cumprimos. No começo do ano sempre gostamos de prometer a Deus que “esse ano vai ser diferente”. Prometemos que vamos ter mais tempo para estar com Ele, orar, ler a Bíblia, não faltar na célula e muitas outras coisas. Até temos a intenção, mas a verdade é que mesmo que comecemos a praticar tudo, dura muito pouco. Isso devido a nossa falta de fidelidade com Ele. A Bíblia nos fala que Daniel foi um homem que se manteve fiel a Deus até quando foi condenado a morte, ou seja, até às últimas consequências(Dn 6:10-11). Para sermos fiéis a Deus como Daniel foi, precisamos aprender com ele algumas coisas:

1) Manter-me fiel mesmo longe de tudo.
Daniel estava em outro país, cultura diferente, pessoas diferentes, religião diferente, tudo totalmente contrário ao que ele cria e estava habituado. Mas ele escolheu se manter fiel mesmo longe dos olhos de todos. Nós precisamos nos manter fiéis mesmo quando estamos longe do nosso líder, de alguém da célula, ou no nosso quarto sozinho, onde ninguém vai me ver, e até mesmo no nosso pensamento. Mesmo quando ninguém está vendo, precisamos ser fiéis.

2) Manter-me fiel em meio à pressão.
Daniel foi pressionado a deixar de orar a Deus ou seria comido pelos leões. Nós também somos pressionados todos os dias a sermos infiéis com Deus. No nosso trabalho, em casa, com os amigos. O diabo nem precisa nos pressionar tanto porque ele sabe que nós cedemos por muito pouco. Existem pessoas que separam um tempo para orar e logo começam a pensar nas tarefas, nas coisas que precisa fazer, logo deixam a oração de lado. Isso já mostra a nossa infidelidade para com Deus. Precisamos ser como Daniel que se manteve fiel mesmo em meio à pressão.

3) Manter-me fiel independente das circunstâncias.
Muitas vezes temos facilidade em nos manter fiéis, quando tudo “vai bem” nas nossas vidas, mas assim que as coisas pioram um pouco, já deixamos Deus de lado. Ou então somos fiéis enquanto as coisas vão mal, mas quando começam a melhorar, abandonamos a Deus e passamos a pensar que não precisamos de Deus.As circunstâncias não podem determinar se somos fiéis ou não.

Conclusão: Você tem conseguido manter-se fiel a Deus mesmo longe de tudo, em meio à pressão e independente das circunstâncias? Você compreende que precisamos ser fiéis a Deus se quisermos ter uma recompensa? Se você deseja isso, levante a mão, vamos orar