CONHECENDO A VONTADE DE DEUS

Home / Ministrações de Célula / CONHECENDO A VONTADE DE DEUS

Tema: “CONHECENDO A VONTADE DE DEUSTexto: 1 Tessalonicenses 5:24 INTRODUÇÃO A vontade de Deus chega à nossa vida como uma semente que cai em boa terra, pois, ao aceita-la, produz o fruto da salvação. Se permitirmos dúvida em nosso ser, desviamos da vontade do Senhor e saímos do Seu propósito. Paulo disse: “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1Ts 5.24). 1. O HOMEM CARNAL (Gn 25:23) Jacó representa o homem espiritual e Esaú o homem carnal. Devemos entender que a vontade de Deus é para aqueles que estão dispostos a levar uma vida no Espírito, “porque, os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz. A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:5-8). O homem carnal é aquele que deseja valer-se por si próprio sem ter em conta a Deus, e como sabe que o que ele faz Deus não aprova, prefere viver afastado d’Ele. O homem carnal caracteriza por: pensar nas coisas carnais, ocupar-se no que o conduz à morte, seus desígnios serem inimizade contra Deus, ser rebelde e não se sujeitar a lei de Deus. 2. O HOMEM ESPIRITUAL (Rm 8:9-11) O homem espiritual se caracteriza por:

• Viver segundo o Espírito. Refere-se a uma rendição total à vontade de Deus
  • Viver pela justiça da fé. Isso acontece quando o homem espiritual vence a natureza carnal
  • O Espírito de Cristo mora dentro dele Deus nos conhece antes do nosso nascimento e nos enviou a este mundo com uma missão específica: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jr 1:5).

3. RENOVANDO NOSSO ANDAR COM DEUS Um dos maiores dilemas que o ser humano vive é ter que enfrentar o desconhecido, pois isso pode produzir temor, incerteza e dúvida. Desde o momento que Deus nos criou, dotou-nos com um espírito de conquista. Para poder conquistar o plano espiritual devemos manter a nossa mente constantemente renovada (Rm 12.2). Devemos entender que a vontade de Deus para nos é: – Boa: Como um pai amoroso que deseja dar o melhor para seus filhos. Deus preparou as mais ricas bênçãos para que nós as desfrutássemos. – Agradável: Deus é muito cuidadoso, e tudo que Ele nos dá traz satisfação. Sabemos que a bênção de Deus é que enriquece e não acrescenta dores. – Perfeita: A palavra perfeita nos fala de algo que está completo. Deus nunca deixa algo incompleto. Ele nos deu todas as coisas para que as desfrutemos abundantemente. Não nos deu Seu Espírito por medida. Nunca nos dá pequenas bênçãos, mas todas as Suas bênçãos são imensas. “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40:8). CONCLUSÃO Encontrar o caminho para a perfeição do Senhor dependerá de que você esteja disposto a ouvir a doce voz do Espírito Santo, e que siga seu caminho sem deter-se até que veja que a vontade de Deus em sua vida é boa, agradável e perfeita. Então agirá como um ser espiritual e poderá começar a viver na dimensão sobrenatural. “…Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:17).