Finanças, Assunto Espiritual

Home / Ministrações de Célula / Finanças, Assunto Espiritual
Baixar PDF

Estudo da célula 21 a 27/11/2016

Tema: Finanças, assunto espiritual

Compartilhar: Uma pessoa pode ser discípula de Cristo Jesus e andar endividada? [devendo mais do que ganha]. Ouça os participantes

Textos bíblicos: Romanos 13: 7-8

Introdução: Jesus falou MUITAS vezes sobre finanças ao ensinar seus discípulos; porque será? Jesus tanto falou sobre finanças, que Ele referiu-se ao dinheiro como sendo um “senhor” (com letra minúscula)…

Ele disse: “Ninguém pode servir a dois senhores… Não podeis servir a Deus e às riquezas” Mateus 6: 24. O dinheiro tem “comprado” muitas pessoas, pois “… onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6: 21.

Temos também Paulo falando a Timóteo em 1ª Tm 6: 10 “… o amor do dinheiro é raiz de todos os males…”. Com esta breve introdução, nós podemos ver que a Bíblia fala muito sobre finanças.

Finança é, portanto um assunto extremamente espiritual. Uma pessoa endividada é uma pessoa que não deu a devida importância a um assunto tão sério; e que foi tratado com tanta insistência pelo nosso Senhor Jesus.

Não é possível dizer que somos discípulos (aluno, seguidor) de Cristo, se não atentamos para uma área tão importante como esta (AS FINANÇAS).

O DISCÍPULO QUE CAI neste buraco chamado divida, precisa de ajuda para sair. E, não falo de ajuda financeira (apenas), falo de ajuda para uma mudança de mente, de atitude, para que o caráter de Cristo seja forjado.

Há PESSOAS QUE NÃO ESTÃO ENDIVIDADAS, mas, se continuarem agindo como estão, em breve estarão (“infelizmente”) endividados…

E HÁ TAMBÉM DAQUELES QUE NÃO ESTÃO ENDIVIDADOS, e precisam permanecer fiel aos princípios da Palavra, para não caírem nesta armadilha.

A riqueza deste mundo é uma ilusão! Os que hoje estão desprovidos de recursos financeiros olham para os “ricos” e pensam que eles são felizes por serem “ricos”… E, isto também não é verdade! Jesus fala de um homem rico que ouviu Deus chamando-o de “louco”, e diz mais: “está noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

Lucas 12: 20. O Senhor nos deixa claro no texto base de hoje, que “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma…” Romanos 13: 8a.

Não podemos ficar com pendências em nenhuma área, pois TODO NÍVEL DE DÍVIDA NOS PARALISA. Jesus fala na parábola do semeador que os espinhos simbolizam as riquezas (FINANÇAS) Lucas 8: 14.

E Jesus diz também que se nós não formos fiéis com as finanças, não receberemos os dons, ou o que Ele chama de “verdadeiras riquezas” Lucas 16: 11-12 (leia).

Com isto eu pergunto a você: “Finanças, é um assunto espiritual?”.

Se você diz que sim: COMO ESTÁ SUA FINANÇA? (não é hora de ninguém responder, apenas deixe que reflitam).

O texto diz que não podemos ficar devendo nada para ninguém.

Você está endividado? O que você precisa fazer para mudar esta situação? [permita que falem; algumas sugestões podem surgir].

Depois disso diga: VOCÊ PRECISA COMEÇAR JÁ! Este assunto deve ser levado muito a sério. Você é discípulo de Jesus, faça o que Ele ensina.

 

Conclusão:

A Bíblia diz que A ÚNICA COISA QUE PRECISAMOS FICAR DEVENDO É O QUE?

Leia Romanos 13: 8 “O amor”. Você deve amar mais seu irmão! Diga a seu irmão: “eu estou com uma dívida contigo”. Diga mais: “eu devo te amar mais”. “Quem ama os outros está obedecendo à lei”.

Assuma um compromisso de não ficar mais endividado.

Lembre-se que “Finanças é um assunto espiritual”; cuidando desta área, estaremos livres para crescer.

Suas finanças não pode ser como os “espinhos que sufocam a semente”, impedindo seu crescimento. Mas SUA FINANÇA É UM REFLEXO DE SUA OBEDIÊNCIA (ou desobediência) A DEUS!