Não Ameis o Mundo – 1ª Parte

Home / Ministrações de Célula / Não Ameis o Mundo – 1ª Parte

TEMA: NÃO AMEIS O MUNDO – I João 2.15-17 SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Pergunta e Resposta: Se você pudesse falar algo em 2 min, em rede nacional, sobre o que você diria? INTRODUÇÃO: A Bíblia é um livro de posicionamento. Em Deus sempre há o sim e o não. E algumas coisas claramente são apresentadas como incompatíveis na Bíblia. Por exemplo: amar ao mundo e ao mesmo tempo amar a Deus. Isso é uma impossibilidade! Ou você amará ao mundo ou amará a Deus. As duas coisas não podem subsistir juntas. João usa a palavra “mundo” de três formas diferentes. O contexto em que ele fala vai definir o significado. a) O mundo cosmológico(KOSMOS): Universo criado ou o planeta no qual vivemos. João 21.25. b) O mundo no sentido de humanidade: Pessoas que habitam esse planeta e que são alvos do amor de Deus. Isso fica claro em João 3.16 c) O mundo como sistema espiritual maligno: (AION): Esse é o sistema organizado controlado pelo diabo que faz oposição a Deus e aos Seus filhos. A mentalidade que domina o presente século. João 5.19/ Atos 17.6 O apelo de Deus hoje é que enxerguemos que há uma dominação do mal em franca operação nos nossos dias. E nós não devemos rejeitá-los mas combate-los. Por que João nos adverte e não amar o mundo? I – PORQUE O MUNDO NOS ODEIA: João 17.14 1.1. O anseio de todas as pessoas é serem amadas e aceitas por todos em todos os lugares onde chegar. Para ser aceito na sociedade o jovem pinta o cabelo com as cores da moda, para ser aceito a pessoa adquire vícios que antes ela não possuía. 1.2. Isso porque ninguém gosta de ser ignorado, ninguém gosta de ser deixado de lado muito menos criticado. Mas eu tenho uma notícia para você hoje: O MUNDO NOS ODEIA! Senão vejamos João 17.14 E sabe porque o mundo nos odeia tanto? Por pelo menos três razões:

  1. a) Porque não somos deste mundo: O mundo vê você como um ET! O que você gosta o mundo não gosta.
  2. b) Porque somos luz para o mundo: Mt. 5.14 A luz e as trevas não conseguem ter comunhão. Onde a luz chega as trevas são dissipadas.
  3. c) Porque o mundo jaz no maligno: I Jo. 5.9 São vários fatores que faz com que a nossa vida seja incompatível com esse mundo. E o fato de você ser diferente, porque você pertence a outro reino, esse é o motivo principal pelo qual o mundo odeia a mim e a você.
  • Qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa. Mas só o crente é criticado por tudo. Essa é a primeira coisa que você jamais deve esquecer. O mundo odiou o Senhor Jesus e vai odiar a você também!

II – PORQUE O MUNDO MATA O NOSSO AMOR POR DEUS: I Jo. 2.15 2.1. João diz enfaticamente que onde tem o amor do mundo o amor do Pai é sufocado. E onde tem o amor do Pai o amor do mundo é sufocado. São coisas excludentes, porque uma exclui a outra. I João 2.15 2.2. A função principal do mundo é matar em nós o amor que temos pelo Senhor. Portanto, qualquer coisa que apague nossa vida espiritual é do mundo. Essa é uma forma fácil de você perceber se tem alguma coisa do mundo em sua vida.

  • Nós temos que estar constantemente vigiando o nosso coração e nos guardando das coisas que vem para esfriar o nosso amor pelo Senhor. Existem pelo menos dois sintomas do envolvimento do crente com o mundo:
  1. a) Esfriamento do primeiro amor: Apocalipse 2. 2-4 Quanta gente que nasceu de novo, foi tão usada por Deus. Era gente que tinha o coração apaixonado e hoje perdeu aquele viço do primeiro amor. Não permita que o mundo roube de você o amor que você tem pelo Senhor!
  2. b) Mornidão Espiritual: Esse é aquele estágio em que a pessoa não está mais totalmente em Deus, mas também não se envolve de cabeça no mundo. É o estágio do “nem”. Apocalipse 3.15
  • Não deixe o mundo matar, roubar ou esfriar o seu amor pelo Senhor! Afaste-se de tudo aquilo que lhe afasta de Deus! Escolha estar em lugares e com pessoas que estimulam o seu amor pelo Senhor!

III – PORQUE O MUNDO É INIMIGO DE DEUS: Tiago 4.4 3.1. Existem três inimigos espirituais que se opõem a trindade divina: O pecado é inimigo de Cristo, a carne é inimiga do Espírito, mas o mundo é inimigo de Deus. 3.2. O mundo inimigo de Deus consiste nos prazeres malignos, imorais e pecaminosos, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação, aos sistemas religiosos que coloca o homem com centro ao invés de Deus e ao sistema de domínio que usa a o poder a a influência para apagar Deus da memória dos homens: 3.3. Vejamos cada um deles separadamente:

  1. a) O pecado desenfreado: Porque a imoralidade nunca para de crescer na terra? Porque quando o homem pecou Deus colocou restrições para impedir que o pecado se avolumasse tão velozmente mas o mundo tirou as restrições colocadas por Deus: Gênesis 3.16-19
  2. b) A rebelião do homem contar Deus: O homem resiste ao governo de Deus. Desde o tempo de Paulo, dizer que Jesus é Senhor dava cadeia. O homem rejeita a ideia de depender de Deus. Na verdade o homem quer ser Deus. O mundo grita por independência e detesta  ideia de que tem que prestar contas a alguém.
  3. c) O sistema religioso: O mundo rejeita o cristianismo, onde Cristo é o centro. Mas criar uma infinidade de religiões onde o homem é o centro. E o objetivo dessas religiões todas é cegar os homens para que não conheçam a Deus. As pessoas acham que ter uma religião é suficiente! Mesmo que estejam caminhando para o inferno! Eles são inimigos da cruz de Cristo!
  4. d) O sistema político, econômico e social: A inimizade do mundo em relação a Deus está manifesta também na manipulação de todo sistema político, econômico e social para fomentar os planos do inferno e afrontar a pessoa de Deus
  • Tudo que há no mundo não procede do Pai. Tudo que tem origem no mundo vem para fazer inimizade contra Deus! João 2.16

CONCLUSÃO 1) “Muitas pessoas mudam hábitos, e até princípios para serem aceitas na sociedade.” Qual sua opinião sobre isso!? Compartilhe! 2) O que você diria a alguém que deixou o mundo esfriar seu primeiro amor pelo Senhor!? Compartilhe! 3) De que forma você tem visto a ação do diabo dominando o sistema político, econômico e social nas nações!? Compartilhe!