Não Ameis o Mundo – 2ª parte

Home / Ministrações de Célula / Não Ameis o Mundo – 2ª parte

TEMA: NÃO AMEIS O MUNDO – 2ª Parte –  I João 2.15-17 SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: CHARADINHA: O que é que uma vez perdido nunca mais se acha? O TEMPO. INTRODUÇÃO: O mundo é inimigo de Deus.  A advertência de João é para os crentes. Não se engane há uma batalha imensa pelo coração de cada pessoa que professa Cristo como Senhor. Ou o nosso coração estará em Deus ou estará no mundo. Nesse sentido, não há neutralidade. Uma coisa terminará anulando a outra. Existem vários níveis de envolvimento com o mundo. Em Gênesis 18 e 19 nós vemos pelo menos quatro níveis de envolvimento com esse mundo. Porque na história da condenação de Sodoma e Gomorra, nós encontramos quatro personagens. Todos eles estão no mundo, mas cada um deles tem atitudes diferentes em relação ao mundo. Vamos ver cada um e com qual deles você se identifica: I – HÁ OS QUE AMAM TOTALMENTE O MUNDO: 1.1. A primeira atitude que uma pessoa pode ter em relação ao mundo, é a atitude que os moradores de Sodoma, tiveram. A atitude de envolvimento total com o mundo. Esse povo de Sodoma, amava de fato o mundo e Sodoma se tornou uma fábrica onde todo tipo de pecado era produzido em alta velocidade. 1.2. Era gente que gosta da bagunça, da baderna, da orgia. Gente que peca com vontade, que “enfia o pé na jaca”. Bebe, cai, fica de ressaca. Mas quando fica bom, faz tudo de novo. Gente que sai de casa dizendo: “hoje eu vou aprontar, vou pecar, vou ficar doidão…” Gênesis 18.20

  • Essa é a mentalidade de muitos em nossos dias: “comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Vamos aproveitar o máximo do que a vida pode nos oferecer.
  • Infelizmente há muitas pessoas que saem de casa para pecar. Gente que acorda maquinando o pecado. Gente que conscientemente se rebela contra Deus! Esses são os que amam ao mundo.
  • Esse ó tipo de vida que devemos rejeitar totalmente. Porque como cristãos podemos até pecar, mas o pecado sempre nos causará tristeza e nos conduzirá ao arrependimento..

II – HÁ OS QUE SAÍRAM DO MUNDO MAS O MUNDO NÃO SAIU DELES: 2.1. Esse tipo de gente é simbolizado na mulher de Ló. Por causa de Abraão ela pertencia a aliança, e sem dúvida alguma seguia a Ló que era sobrinho de Abraão e conhecia ao Senhor. 2.2. Então podemos dizer que ela não era natural de Sodoma. A mulher de Ló foi morar na cidade, mas não era de lá, mas de alguma forma ela era muito atraída pela cidade. Seus olhos brilhavam por Sodoma. E a evidência é que ela não queria deixar a cidade, quando os anjos ordenaram. Senão, vejamos o texto bíblico: Gênesis 19.20-26 2.3.  A mulher de Ló não foi condenada com o mundo, não caiu sobre ela enxofre, mas ela morre com o coração nas coisas do mundo. Há duas mulheres na Bíblia que a o Senhor diz que serão lembradas no mundo inteiro: 1)            Uma foi Maria que ungiu os pés de Jesus com perfume: Mateus 26.13  2) A outra foi a mulher de Ló : Lucas 17.28-33

  • O Senhor nos manda lembrar dela, para que o temor do Senhor esteja no nosso coração.
  • Perca a admiração por esse mundo. Tire o seu coração dessas coisas que aborrecem ao Senhor, porque a Bíblia diz que se alguém amar o mundo o amor do pai não pode permanecer nele. Não siga pelo caminho da mulher de Ló.

III – HÁ OS QUE AMAM A DEUS MAS FLERTAM COM O MUNDO: 3.1. Esse tipo de crente não é como os moradores de Sodoma que amam totalmente o mundo. Também não são como a mulher de Ló que tem o coração dividido. Esse tipo de crente é gente que ama a Deus, mas sempre dá uma olhadinha para o mundo e muitas vezes sente desejo de fazer o que os ímpios fazem. 3.2. Ló é alguém que tem mais temor do que sua esposa, ele prega para a família, ele procura salvar até os genros, ele avisa sobre o juízo, mas se revela também como um crente derrotado. Ele não é condenado com o mundo, ele não olha para trás, mas ele gostaria de poder conciliar as duas coisas. 3.3. Ló sai da cidade quase que empurrado pelos anjos. Deus avisou o que ia fazer mas os anjos tiveram que apressá-lo e toma-lo pela mão para ele sair da cidade. Gênesis 19.12-17

  •  Ló representa o crente que segue ao Senhor, mas que vive uma vida natural.
  • Ló angustiava sua vida vendo o mal, mas não conseguia parar de ver. Como alguém que ver o que não deve na televisão e fica comentando: “esse mundo está perdido”, mas continua vendo. II Pedro 2.6-8
  • Ló amava a Deus mas flertava com o mundo, por isso foi um crente derrotado. Não serve de modelo para nós!

IV – HÁ OS QUE VIVEM NO MUNDO MAS NÃO SÃO DO MUNDO: 4.1. Esse é Abraão, o padrão do crente vencedor: Ele não apenas ajudou a salvar uma família como segurou por algum tempo a destruição da cidade, intercedendo por Ela. 4.2. Isso é algo tremendo: Deus respeitou o nível de consagração de Abraão tal ponto que antes de destruir as cidades do vale do rio Jordão, ele sentiu-se compelido a informar a Abraão, perguntando aos anjos que estavam com ele: “ocultarei eu a Abraão o que faço…” Gn 18.17-33

  • Abraão se relacionava com o mundo como um peregrino… Ele estava aqui, mas esperava por uma pátria no céus!
  • Abraão não amava o mundo. Amava somente a Deus!
  • Abraão é o modelo o padrão do crente vencedor e o modelo para nós. Alguém que viveu nesse mundo, mas não era parte dele.
  • Alguém que influenciou mas não foi influenciado. Alguém que sustentou o testemunho de Deus nos seus dias.

CONCLUSÃO 1) O que você diria a alguém que vive o tipo de vida de Ló: “Ama a Deus, mas quer fazer o que o mundo faz!?” Compartilhe! 2) O que você aprendeu com essa mensagem? Qual a melhor forma de você aplica-la à sua vida!? Compartilhe! 3) Atentando para os quatro pontos da mensagem: Qual tipo de pessoa mais encontramos no mundo hoje!? Compartilhe!